A Comissão de Pós-Graduação e a Diretoria da Escola Politécnica organizaram no dia 13 de junho próximo passado o Seminário 2011 sobre Pós-Graduação na Escola Politécnica da USP, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi no Edifício Mário Covas da EPUSP. Na ocasião, foram realizadas apresentações por parte dos responsáveis pelas quatro áreas de Engenharias da Capes, bem como pelo Diretor de Engenharias do CNPq, pelo Diretor Científico da FAPESP e pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP.

Foram mostrados os critérios de avaliação da cada área de Engenharias da Capes, bem como panorama geral no Brasil (e em relação ao contexto internacional) em termos de produção científica e titulações. Também foram apresentados dados sobre os projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP e pelo CNPq, em particular na área de Engenharias e na Poli. Finalmente, apresentaram-se informações sobre o desempenho da Pós-Graduação na USP e as perspectivas  para novas iniciativas neste contexto, para o que foram colocadas algumas propostas para reflexão e sugestões.

As atividades transcorreram durante a manhã e a tarde, sendo que ao final de cada meio-período houve também mesa redonda e debates sobre o presente e o futuro da Pós-Graduação no contexto da Escola Politécnica e das Engenharias no Brasil.  Nestes dois momentos, vários participantes colocaram suas perguntas aos palestrantes do evento.

O evento contou com a presença de vários docentes (destacando-se os integrantes da CPG-Poli e do CTA), bem como de numerosos discentes.

A programação de atividades foi a seguinte:

Durante a manhã:

Durante a tarde:

Além de prosseguir as visitas aos Programas e Departamentos,  intenção da CPG é realizar anualmente novos Seminários de Pós-Graduação, para continuar a pensar, discutir e planejar esta importante atividade no âmbito da EPUSP.