Alunos da Poli são premiados por projetos de Ar-condicionado e Ventilação

Na disciplina Ar Condicionado e Ventilação do Departamento de Engenharia Mecânica, os docentes responsáveis premiaram os melhores projetos dos alunos com prêmio “Heinz Trox”

A disciplina Ar Condicionado e Ventilação, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, realizou virtualmente, no dia 17 de março de 2021, a entrega da 11ª edição do prêmio Heinz Trox aos três melhores projetos de ar-condicionado e ventilação para edificações projetados por alunos da disciplina.

Os graduandos Luiz Ricardo de Sousa Cruz e Raphael David Francois conquistaram o primeiro lugar e ganharam um notebook cada como gratificação do prêmio Heinz Trox, que é realizado pela empresa Trox Brasil para agraciar os melhores alunos da Poli nesta disciplina, premiação nomeada em uma homenagem ao fundador da empresa. Os estudantes Leonardo Kronka Candido e Mateus Fujita Silveira receberam o prêmio da ASHRAE Chapter Brasil (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) pelo segundo lugar. A dupla Marco Tulio Oliveira Camargos e Pedro Henrique Campos Dini ficaram na terceira colocação e também ganharam um prêmio da ASHRAE Chapter Brasil.

A disciplina Ar Condicionado e Ventilação é lecionada pelos professores Antonio Luis Campos Mariani e Alberto Hernandez Neto, do Departamento de Engenharia Mecânica, e já existia antes da criação da premiação. Na primeira edição do curso, a disciplina tinha um caráter mais técnico e ainda não havia o projeto, que foi implantado no segundo ano do oferecimento do curso.

A ideia da premiação surgiu quando o engenheiro Celso Simões, diretor superintendente da empresa Trox do Brasil, uma das principais empresas do setor no Brasil, propôs aos professores Mariani e Hernandez a criação de uma premiação na disciplina. A ASHRAE Chapter Brasil é uma associação internacional e o seu comitê estudantil busca incentivar os alunos a ingressarem no setor  de ar-condicionado e ventilação, por isso ela se tornou uma das apoiadoras do Prêmio.

“O interessante desse prêmio, que percebemos junto aos alunos, é que ele cria um incentivo adicional à disciplina”, comenta o professor Alberto Hernandez. A avaliação dos projetos é feita em duas etapas pelos professores juntamente com profissionais experientes da Trox do Brasil, o que possibilita o contato dos estudantes com o mercado de trabalho e seu modo de funcionamento ainda na graduação. “A avaliação não acontece só no final, essa etapa é composta de duas fases , essa, intermediária traz uma contribuição durante o processo do projeto bem legal, porque essa interação com profissionais do setor é uma contribuição extra e os alunos reconhecem”, explica o professor Mariani. O caráter prático da disciplina também é outro ponto que favorece a formação desses futuros profissionais. Esses fatores são os principais incentivos das empresas para apoiar a premiação, pois eles estão em busca de profissionais com alto nível de qualificação.

Para realização dos projetos, os alunos são divididos em duplas e recebem os dados de projetos reais, o que provoca um contato com situações que os estudantes viverão em sua vida profissional. “Eles não têm tempo de fazer um detalhamento muito grande do projeto. Então, o que a gente faz na disciplina é o que chamamos de pré-projeto. Eles fazem todos os cálculos necessários, a seleção dos equipamentos e definem as soluções”, explica o professor professor Hernandez sobre o funcionamento da disciplina.

Com a pandemia de covid-19, a área de ventilação ganhou ainda mais destaque, devido às preocupações com a circulação do ar e como realizar isso em ambientes climatizados. Essas questões serão trabalhadas pelo professor Mariani na disciplina e os docentes acreditam que muitos projetos da próxima edição do concurso estarão relacionados à pandemia.

A quarentena também interferiu no andamento da disciplina Ar-Condicionado e Ventilação que está sendo lecionada à distância. Os professores relatam que tiveram as dificuldades comuns do ensino virtual e precisaram se adaptar, mas as perdas foram ínfimas e conseguiram manter os principais pontos da disciplina. Eles contaram que o ensino à distância ocasionou o interesse de alunos de outras instituições em outros estados de participarem como ouvintes da disciplina.

Os professores Mariani e Hernandez convidam todos os alunos interessados no tema a se matricularem na disciplina. A matéria “Ar Condicionado e Ventilação” é uma optativa livre do departamento de Engenharia Mecânica aberta a todos os alunos da Poli e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP que estejam cursando do terceiro ano em diante. As inscrições na disciplina podem ser realizadas pelo sistema Júpiter no período de interação.