Escola Politécnica dá início à 1ª fase do 30º Simpósio Internacional
de Iniciação Científica e Tecnológica da USP na área das Engenharias

1º dia do evento contou com 70 apresentações de temas em Engenharia Química, Metalúrgica, de Materiais,

de Minas, de Petróleo, Mecânica, Mecatrônica, Naval e de Produção

Nesta quarta-feira, 27 de setembro de 2022, a Escola Politécnica (Poli) da USP deu início ao 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), no Vão do Biênio. Após as exposições dos pôsteres dos trabalhos, o período da manhã contou com 44 apresentações de alunos da Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Minas e de Petróleo; seguidas, à tarde, por 26 apresentações de trabalhos nas áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Naval e de Produção. Na Poli, o evento durará até o dia 28 de setembro. 

 

O evento iniciou com a presença do diretor e vice-diretor da Escola Politécnica, os professores Reinaldo Giudici e Silvio Nabeta. “A ideia da iniciação científica é fantástica para a formação, mesmo entre aqueles que não desejam seguir carreira acadêmica ou o mestrado e doutorado. Só de estar aprendendo a mais já é muito importante para a formação”, diz Giudici.

 

Anterior
Próximo

Aos alunos participantes, aproveitem ao máximo o evento. Discutam o trabalho de vocês, conversem com os colegas, recebam as perguntas [dos avaliadores]. Não há problema em receber perguntas em que não saibamos responder direito, isso faz parte da Iniciação Científica. Esse é essencialmente o propósito do trabalho científico: debater, entregar, produzir, receber sugestões e ideias de aperfeiçoamento”

- Reinaldo Giudici

Anterior
Próximo

Realizado anualmente, o SIICUSP busca divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de graduação da Universidade e de outras instituições nacionais e internacionais, além de contribuir para a formação do estudante. 

Presencialmente, cada aluno tem 5 minutos para apresentar seu trabalho, com mais 10 minutos de arguição feito por dois professores avaliadores. A fim de ligar mais pessoas às apresentações, cada aluno gravou um vídeo de 5 minutos sobre a própria IC, disponíveis no YouTube da Poli

 

Essa primeira etapa é realizada no âmbito das Unidades da USP e a segunda é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Posteriormente, a Etapa Internacional ocorrerá no dia 30 de novembro, presencialmente, com a apresentação dos autores que participaram na primeira fase e que foram indicados pelas Comissões de Pesquisa e Inovação de cada Unidade.

Anterior
Próximo
Print Friendly, PDF & Email