Docentes de diversas instituições participaram, no sábado, dia 1º de julho, do Simpósio “Aprendizagem ativa na Educação de Engenharia”, na Escola Politécnica (Poli) da USP. O evento é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), o Instituto de Ensino e Pesquisa  (Insper) e a Poli.

A programação contou com a palestra “Resistência dos Estudantes à aprendizagem Ativa: abrir possibilidades para a prática docente”, com a professora Diana Mesquita, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal. A atividade começou com a interação entre os participantes, em sua maioria docentes das áreas de ciências e engenharia, e a docente abordou os desafios para implementação de metodologias ativas de ensino. “São as estratégias dos professores que fazem a diferença”, relatou, apresentando um estudo sobre o tema. Em seguida, os participantes realizaram uma dinâmica onde pensaram e propuseram, em grupo, estratégias para mitigar a resistência dos estudantes.

O professor da Poli e um dos organizadores do evento, José Aquiles Baesso Grimoni, relata que o evento trouxe as discussões sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem de engenharia no contexto atual das novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia. “Foi muito importante a presença de professores e pesquisadores da Universidade do Minho, que têm trabalhado esta temática na comunidade europeia e com algumas escolas brasileiras. As oficinas oferecidas também trataram de uma diversidade de temas ligados a metodologias ativas de ensino e aprendizagem de engenharia. O evento fechou com chave de ouro com um debate sobre o uso das novas ferramentas de IA, como o ChatGPT, no ensino e aprendizagem de engenharia”.

Também participaram da organização do evento os professores da Poli, Antonio Seabra e Gustavo Rehder, ambos do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, e o os professores que integram o Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Valquíria Villas Boas (UCS), Dianne Magalhães Viana  (UNB) e Renato Martins das Neves (UFPA).

Para outras informações, acesse o site do Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Confira as fotos no link.