FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

31º edição do SIICUSP na Poli fomenta troca de conhecimento entre áreas da engenharia

Evento expõe os resultados de projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes de graduação

53300794214_020b331f0e_o

No dia 31 de outubro de 2023, no prédio da Escola Politécnica da USP, foi realizado  o primeiro dia da etapa local do 31º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos e alunas de graduação da USP.

O evento conta, pela primeira vez, com a divisão de grupos em sessões temáticas com temas transversais. As Salas tinham como tema “Cidades Sustentáveis e Inteligentes”, “Transformação Digital e IA”, “Inovação na Indústria e Indústria 4.0”, “Energia” e “Infraestrutura”, totalizando em 177 apresentações presenciais.

A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades da Escola Politécnica da USP que deram as boas-vindas aos participantes, como o vice-diretor da Poli, professor Sílvio Ikuyo Nabeta,  o presidente da Comissão de Pesquisa da Poli, professor Jaime Simão Sichmando coordenador do evento e da subcomissão de Iniciação científica da Comissão de Pesquisa da Poli, e o professor Theo Syrto Octavio de Souza. 

“Esse evento é importante para que nós possamos ter uma troca de experiências, uma sinergia, entre áreas afins. Temos um carinho muito grande pelos alunos de iniciação científica. A atividade de pesquisa começa como uma semente, que são vocês,  e [nós professores] tentamos mostrar para vocês o que é a beleza da ciência, de como a gente pode buscar resultados a partir de experimentos e teorias”, disse o vice-diretor, Sílvio Nabeta, durante a abertura do evento. O Professor Silvio Nabeta acrescentou ainda que “trabalhar pesquisa não é uma competição, pois todos evoluem juntos”, dando ênfase na importância do trabalho em grupo na iniciação científica, para que todos possam ter oportunidades iguais.  

Os trabalhos são avaliados por docentes, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores convidados pela Comissão de Pesquisa. Após seu credenciamento, os estudantes expuseram seus pôsteres antes de sua apresentação oral. O aluno deverá permanecer durante todo o período de sua sessão. Este formato propicia que os demais alunos da “sala” possam assistir à apresentação e arguição do colega sem que haja dispersão entre os participantes, e não impede que os visitantes assistam as apresentações.

Confira o site do evento no link e as fotos do primeiro dia.

Print Friendly, PDF & Email