Estudantes da Poli-USP promovem evento sobre violência no campus universitário

Poli Pride, Grêmio Politécnico e Centros Acadêmicos da Poli realizaram o evento “Vozes Fortes Combatendo a Violência no Campus Universitário” no dia 30/10

Foto: Amanda Rabelo.

Nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, às 11h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, na Administração da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi realizado um evento que trouxe um debate sobre violência, “Vozes Fortes Combatendo a Violência no Campus Universitário”. Organizado pelo coletivo Poli Pride, em parceria com o Grêmio Politécnico, os Centros Acadêmicos e outras entidades, o encontro trouxe a palestrante Nathália Gonçalves, consultora de diversidade e inclusão, pioneira na implantação de políticas anti-descriminação em formaturas e eventos.

A palestrante começou a palestra explicando os conceitos de importunação sexual, estupro, e racismo. “É importante falar sobre isso, dar nome, porque muitas vezes a violência acaba sendo considerada culpa da vítima, consequência do seu comportamento”. Por meio da explicação sobre estes conceitos, ela tratou do acolhimento às vítimas.

Nathália passou a explicar como a LGBTfobia e o Racismo, considerados crime, se manifestam e devem ser denunciados. Ela também abordou o capacitismo, a ideia de que pessoas com deficiência são menos capazes de realizar alguma atividade. O termo correto a ser utilizado é pessoa com deficiência. “A pessoa vem antes da deficiência, como mulher com deficiência visual, amiga com deficiência auditiva, irmão com deficiência. E não usar o termo deficiente ou portador de deficiência”. Neste sentido, ela deu exemplos de atitudes e comportamentos na prática. “Pergunte se a pessoa precisa de ajuda e qual ajuda. Fale diretamente e contribua ativamente. Perceber as situações é uma forma de contribuir”.

A palestrante deu dicas para acolher uma pessoa que está passando por uma situação difícil. “Valide o que a pessoa está sentindo, não culpe a pessoa, não se culpe, esteja presente e quando oportuno, leve orientações”.

Por fim, ela apresentou canais de denúncia:

Central 24h de Atendimento às Mulheres

Ligue 180

Ou envie um WhatsApp para (61) 9610-0180

Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância

(11)3311-3555| (11)3311-3556

Rua Brigadeiro Tobias, 527 – Luz, São Paulo – SP

Boletim de ocorrência: em qualquer delegacia

Física ou online