Estudantes de Engenharia de Computação da Poli-USP apresentam projetos em Feira

No dia 13 de dezembro, o Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, promoveu a Feira de Projetos de 2023, oferecida pela disciplina de Laboratório Digital II, na qual os alunos do 3º ano transformam os conceitos de sistemas digitais em projetos. Os alunos possuem quatro meses para desenvolverem esse projeto e, ao final do curso, esses trabalhos entram para um legado de projetos que os alunos dos anos seguintes podem aproveitar o conceito.

“Nos cursos de Engenharia, é importante a prática, porque assim os alunos aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula numa situação real”, detalha o professor Edson Midorikawa. O professor acrescenta também que futuramente o departamento pretende entrar em contato com empresas para apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos e os aplicar de alguma maneira. “Seja para suprir as necessidades com projetos já existentes, ou até mesmo para desenvolver algum específico”.

Na feira, foram apresentados diversos trabalhos inovadores, como robô autônomo seguidor de linha com sensores infravermelho, controle do nível de água de um tanque com comunicação serial e gêmeo digital, câmera inteligente capaz de detectar ruídos e ser controlada em tempo real pelo usuário, sistema de capturas de pequenos animais, entre outros.

Ao longo do evento, os professores da disciplina explicaram que a realização desta mostra é importante para que os alunos possam aprimorar sua capacidade de adaptação e aprendizado contínuo, características valiosas em um campo tão dinâmico quanto a engenharia. Também detalharam que a atividade proporciona uma compreensão mais profunda dos conceitos, já que a aplicação prática muitas vezes revela nuances que podem passar despercebidas na sala de aula.

“A experiência prática também é fundamental para construir confiança. Os alunos se tornam mais seguros em suas habilidades e decisões à medida que ganham experiência prática. Isso não apenas os prepara para o mercado de trabalho, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal. Em resumo, praticar o que se aprende durante as aulas de engenharia é como conectar os pontos entre a teoria e a aplicação real, preparando os alunos não apenas como estudantes, mas como profissionais competentes e confiantes”, explicou o professor Jorge Risco.

As imagens do evento podem ser acessadas pelo link:https: //flic.kr/s/aHBqjB7wh6.