Cerimônia de encerramento dos Projetos de Formatura 2023 conclui ano letivo de alunos do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais

No dia 20 de dezembro de 2023, o Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a cerimônia de premiação dos Projetos de Formatura dos alunos de engenharia de computação, segundo as Bancas Práticas e Teóricas.

O evento contou com a participação dos professores Jaime Sichman, João Batista Camargo Júnior e  Paulo Sérgio Cugnasca. Foram entregues certificados para o melhor Projeto de Formatura na categoria de pesquisa, projeto e também de menção honrosa, aos alunos e orientadores.

“Toda dedicação, todo o esforço, todo o desgaste do ano valeram a pena. Eu realmente não tava esperando por isso”, conta um dos alunos homenageados, Geovani Rodrigues Yamaba, que recebeu o prêmio da categoria “projeto”. “Depois de todas as entregas e todas as apresentações, depois de ver que cada pessoa com quem eu falei pode realmente enxergar o valor no que foi desenvolvido e no impacto que isso geraria, ter um projeto sendo chamado na cerimônia foi muito gratificante”.

Todos os projetos apresentados podem ser acessados no link. Confira o vídeo de sua monografia, “Sistema de Monitoramento de Qualidade da Seiva Extraída da Flor do Coqueiro para Produção de Açúcar de Coco”, abaixo:

“Me trouxe muitas experiências marcantes e enriquecedoras, muitas vezes por ter sido estressante ou realmente gratificante. Eu tive um momento de passar uma semana sozinho no escritório fazendo teste, foi muito desgastante, mas foi o ponto mais importante, porque me deu muita informação para trabalhar nas conclusões. Também tive a oportunidade de  ir a uma fazenda fazer um teste real, colocar um dispositivo para funcionar e conversar com as pessoas que trabalhavam lá”, compartilha Geovani.

“Eu sou muito grato, principalmente a todas as pessoas que me ajudaram. Eu sei que sem ajuda de cada um não teria nem chegado perto de desenvolver o que eu que eu consegui neste ano”.

“Orientar o Geovani foi muito prazeroso e tranquilo, ele sempre trazia ideias e sugestões. Era bastante receptivo e tínhamos encontros com bastante regularidade, o que ajuda muito a relação com o orientador e o desenvolvimento do trabalho. Durante a banca teórica, eu já tinha a intuição de que ele poderia ganhar o prêmio, que estava concorrendo fortemente. Foi muito emocionante ver esse resultado, pra mim foi muito especial”, relata sua orientadora, professora Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho.

Além das bancas teóricas e da premiação, no dia anterior (19) foi realizada a “Feira de Exposição – Avaliação Prática”. Nela, cada projeto ocupa um espaço de exposição e cada TCC é avaliado por pelo menos 5 profissionais da empresa, constituindo uma Banca Prática. Assim, os alunos puderam obter críticas e sugestões de avaliadores externos com uma visão empresarial.