Keep Flying: Equipe de AeroDesign da Escola Politécnica da USP

A equipe Keep Flying da Escola Politécnica da USP projeta e constrói aeronaves cargueiras rádio-controladas de alto desempenho para participar de competições promovidas pela associação SAE Brasil. O objetivo da equipe é projetar e construir uma aeronave para competir no AeroDesign. O grupo conta com alunos de todos os cursos da Poli, sendo  aceito também alunos de outras unidades ou até de outros cursos como do Instituto de Física e alunos da FEA.

Ao ingressar na equipe, os alunos participam ativamente do começo ao fim de um projeto  completo de engenharia, desenvolvendo habilidades técnicas e soft skills, além de terem a oportunidade de conhecerem e se conectarem com outros alunos. A equipe é dividida em dois projetos visando competir nas classes regular e micro da SAE AeroDesign. A classe micro é destinada para os novos integrantes para que eles possam começar seu próprio projeto, tomar suas decisões e desenvolver conhecimento. Em cada uma das classes é possível atuar em uma, ou mais, das dez áreas existentes na equipe: Administração, Marketing, Estruturas, Prototipagem Digital, Aerodinâmica, Cargas, Aeroelasticidade, Estabilidade e Controle, Desempenho e Elétrica.

A equipe já possui os seguintes títulos:

-Troféu EMBRAER de excelência de projeto em 2018 e 2020

-Prêmio NASA Systems Engineering Award de melhor gestão de projeto em 2009

-Campeão na competição SAE Internacional AeroDesign EAST na classe regular em 2009

-Campeão na competição SAE Brasil AeroDesign na classe Regular em 2006 e 2020

-Vice-Campeões na SAE Brasil AeroDesign EAST na classe Regular em 2008 e 2018

-Mençãoo honrosa de Melhor Apresentação Oral em 2012, 2014 e 2018

-Uso pioneiro de algoritmo de otimização multidisciplinar em 2006

-Prêmio avião com asa voadora a realizar voo válido em 2010

-Prêmio avião com asa voadora biplana em 2018

“Ter participado da equipe me ajudou muito com meu objetivo de fazer parte da minha graduação fora do Brasil. Não somente porque a participação em grupos como este é muito valorizada nos processos seletivos, mas também porque a experiência que tive na Keep Flying, de poder desenvolver um projeto de engenharia do começo ao fim foi extremamente motivadora. Ter feito parte do AeroDesign será certamente uma das experiências mais marcantes e enriquecedoras da minha formação”, compartilha João Victor Andreotti, aceito no programa de Duplo Diploma na École Polytechnique.

A forma de ingresso na equipe é por meio de um dos dois processos seletivos realizados durante o ano, em que qualquer aluno pode se inscrever.  Para entrar em contato, acesse o instagram @keepflyingpoliusp ou o site (https://keepflyingpoliusp.com.br).

[ícone de localização] A oficina da Keep Flying fica localizada na sala MT-06, no prédio da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.