Cátedra Abertis 2024: inscrições abertas para 9° edição de premiação da área de infraestruturas de transportes e segurança viária

Nascida a partir de um acordo assinado em 2016, a Cátedra Abertis de infraestrutura de transportes é resultado da parceria entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e o Grupo Abertis, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país, e objetiva incentivar e reconhecer universitários e pesquisadores na área de gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil. A coordenação da Cátedra Brasileira é regida pela ex-diretora e professora da Escola Politécnica (Poli) da USP, Liedi Légi Bariani Bernucci.

Tendo como fio condutor a Mobilidade Sustentável, a premiação é subdividida em duas categorias: melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e melhor tese de doutorado ou dissertação de no tema de segurança viária. Os trabalhos devem ter sido defendidos no Brasil durante o ano anterior ao concurso (em 2023, neste caso), na área de Engenharia de Transportes e correlatas e credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em universidades brasileiras.

A Cátedra Abertis integra uma a Rede Internacional de Cátedras Abertis, iniciadas em 2003 na Espanha e sediada na Escola Técnica Superior de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos da Universidad Politécnica de Madrid (UPM).

As inscrições para a premiação podem ser realizadas até dia 31 de maio no portal da premiação, acessado aqui. Leia o edital completo