Estudantes da Poli vão participar de competição de drones em Madri

No dia 27 de setembro, 10 integrantes da equipe de desenvolvimento de drones inteligentes da Escola Politécnica (Poli) da USP estão partindo para a conferência internacional de sua área, a International Micro Air Vehicle Competition and Conference, em Madri. O evento terá duração de seis dias e será realizado na Universidade Politécnica de da cidade espanhola.

Nos dois primeiros dias serão realizados testes e reconhecimento dos locais de prova, o terceiro dia será da competição em um campo aberto, na qual os drones terão que cumprir determinadas missões, como mapeamento, reconhecimento de drones danificados e transporte de caixas.

SkyRatz

O quarto dia será a competição indoor, em que o drone também terá que fazer missões, porém em um ambiente fechado, e essa missões incluem reconhecimento e leitura de QR Codes, alfanuméricos, transporte de caixas também, entre outras. Os dois últimos dias serão de conferência, e as atividades estarão mais focadas em networking, exposição e troca de conhecimento entre os participantes do evento.

Sobre a equipe – Skyrats foi fundada em 2017, e em 2018, em sua  primeira participação em uma competição oficial, a Cobruf Drones 2018, na qual o objetivo era desenvolver drones com foco em exploração espacial. A equipe politécnica foi campeã geral, ganhando menções honrosas em 11 das 12 categorias.

Mentoria e apoio –  A equipe é mentorada pelo professor Marcelo Zuffo, do Departamento de  Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, e recebe apoio institucional do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e da Associação dos Engenheiros Politécnicos, organização de ex-alunos. A missão recebeu o apoio financeiro da Escola Politécnica da USP, do fundo patrimonial Amigos da Poli e da Vaquinha online.