FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Calouros da Poli-USP de 2022 são apresentados ao Biênio

Ingressantes da Poli conheceram disciplinas e instalações do ciclo básico, conhecido como Biênio, onde são oferecidas as disciplinas comuns a todos os cursos da Poli, na manhã do segundo dia da Semana de Recepção

No dia 15 de março, terça-feira, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu os ingressantes na Semana de Recepção aos Calouros de 2022 com atividades integrativas entre grupos de alunos. A programação contou com apresentações das disciplinas do ciclo básico aos cursos de graduação da Poli, e rodas de conversa. Confira aqui a programação.

 

Numa das salas do prédio do Biênio, os professores José Aquiles Grimoni, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas, e Osvaldo Shigueru Nakao, do Departamento de Engenharia de Construção Civil, realizaram a atividade chamada de “Desafio do Marshmallow”, que propõe aos alunos construir uma torre com 20 palitos crus de espaguete, barbante, fitas adesivas e um marshmallow. Com times formados por até 6 integrantes, o objetivo era conseguir construir a maior torre no tempo de 18 minutos, com a estrutura sendo capaz de parar de pé e sustentando o marshmallow em seu ponto mais alto. Os professores ressaltaram que a atividade estimula o trabalho em equipe, o controle do tempo pelos grupos e por se tratar de um problema aberto, permite que todos possam desenvolver a habilidade de observação.

O prédio do Biênio foi o palco das apresentações das disciplinas do Ciclo Básico, que compreende o período dos dois anos iniciais dos cursos da Escola Politécnica. O Ciclo Básico engloba as disciplinas comuns a todos os cursos da Poli e também disciplinas específicas às habilitações. Confira aqui os links com as matérias que foram expostas. Após a apresentação, o Grêmio Politécnico realizou a escolha de representantes de classe.

 

Em seguida, os alunos se dividiram em três grupos enquanto se dirigiam às rodas de conversa sobre temas diversos. Em uma tenda  ao lado do prédio da Administração, o professor e diretor-geral da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) Dario Gramorelli apresentou as atividades da organização de ex-alunos que lidera, entre elas o Poli Retribua aos alunos, projeto que atua junto a estudantes da Poli em vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, a AEP capta recursos de pessoas físicas e jurídicas, muitas vezes advindas dos próprios politécnicos, e oferece bolsas e mentoria aos alunos. Integrando bolsistas, ex-bolsistas, mentores, voluntários e apoiadores, o Retribua propõe firmar uma comunidade de troca de experiências com os politécnicos. 

Apresentação do professor Dario Gramorelli sobre a Associação dos Engenheiros Politécnicos e do Poli Retribua aos calouros [Imagem: Comunicação da Poli]

Nos demais espaços reservados às rodas de conversa, os calouros assistiram as apresentações feitas pelos professores sobre o Projeto de Tutoria Acadêmica para Ingressantes, e houve um espaço para o esclarecimento de dúvidas acadêmicas.

Atividades para os veteranos

Devido ao retorno pleno às atividades presenciais e a fim de promover a integração de alunos de todos os anos, especialmente dos alunos ingressos em 2020 e 2021 que não tiveram contato com o campus da Universidade em decorrência da pandemia de covid-19, a Escola Politécnica está realizando, de 15 a 18 de março, atividades integrativas voltados aos veteranos. 

 

Nesta terça-feira, a Engenharia Civil promoveu duas oficinas de Geomática com grupos de 10 alunos cada, que cursaram a disciplina, porém não tiveram acesso ao equipamento estação total durante a pandemia, que coleta informações planialtimétricas que permitem a confecção de plantas topográficas detalhadas.

Alunos e professores na oficina de Geomática [Imagem: Comunicação da Poli]

A Engenharia Elétrica organizou apresentações e visitas técnicas ao Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) e ao Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais (LME) para os alunos de 4º e 5º anos, bem como uma Feira de Pesquisa com grupos de extensão e pesquisa para os veteranos do 2º e 3º anos, das 9h às 12h. 

 

Às 11h, o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos (PMR) ofereceu uma visita guiada à Oficina da Engenharia Mecatrônica, nas quais os veteranos do curso foram divididos em 4 grupos de 6 alunos cada. Cada grupo foi guiado por um monitor, permanecendo por 10 minutos em cada estação, das quais os responsáveis demonstraram os respectivos equipamentos e responderam às dúvidas dos presentes. 

 

Os professores do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI) recepcionaram os ingressantes de 2020 e 2021 de ambos os cursos, dando às boas-vindas a todos pelo retorno presencial. Em seguida, o professor Giorgio de Tomi apresentou a palestra sobre o empreendedorismo na Indústria Mineral, enquanto explicava os processos de obtenção de minérios e sua importância para a economia global. Por fim, os professores promoveram visitas ao Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) e ao Laboratório de Tratamento de Minérios e Resíduos Industriais (LTM), o mais antigo dos laboratórios do Departamento. 

Print Friendly, PDF & Email