Na tarde de terça-feira, dia 15 de março de 2022, a Escola Politécnica (Poli) da USP deu continuidade às atividades do segundo dia da Semana de Recepção aos Ingressantes. A programação contou com apresentações de disciplinas, escolha dos Representantes de Classe e Rodas de Conversa.

A segunda parte do dia começou às 14h com as apresentações da disciplina de Física I (4323101) do Ciclo Básico para os calouros. As palestras aconteceram nas salas de aula do Prédio do Biênio, e cada turma assistiu a um painel com o seu respectivo professor da disciplina. Durante a exposição, os docentes passaram para os estudantes os horários das disciplinas, o calendário e o cronograma acadêmico e os contatos dos docentes e dos monitores. Além de explicar que os alunos terão três semanas de prova ao longo do semestre.

Após as apresentações, o Grêmio Politécnico conduziu o processo de eleição dos Representantes de Classe (RCs). Os representantes têm a função de ajudar a turma sempre que surgir alguma questão acadêmica, como o esclarecimento de questões com os docentes. Além disso, eles são essenciais para manter o contato com os professores e Representantes Discentes. Confira os Representantes de Classe escolhidos.

As Rodas de Conversa ocorreram a partir das 16h no vão aberto do Biênio. Os bate-papos abordaram sobre o Centro de Carreiras coordenado pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli, o funcionamento das bibliotecas e as bolsas de permanência.

Roda de Conversa “Fundo Patrimonial Amigos da Poli – Centro de Carreiras”

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli é uma associação formada por voluntários que captam recursos financeiros que serão investidos em projetos ligados à Poli. A organização é o maior fundo patrimonial brasileiro relacionado a uma Universidade, e inspirou a criação do Fundo Patrimonial USP.

O Fundo abre regularmente editais para seleção de projetos que receberão fomento da instituição. Os editais aceitam qualquer projeto que tenha vínculo com a Poli ou que seja encabeçado por membros da Comunidade Politécnica. Entre as atividades financiadas total ou parcialmente pelo grupo, estão grupos e atividades de extensão e extracurriculares da Poli.

Além do investimento em projetos, o Amigos da Poli também gerencia a iniciativa Centro de Carreira, que busca capacitar os politécnicos para o mercado de trabalho. A capacitação é feita por meio de diversos programas, como o de formação, startups, estágios de verão e trainee. Os programas de estágios de verão e trainee são iniciativas voltadas para as empresas recrutarem alunos da Poli como seus funcionários. Atualmente, o Programa de Formação do Centro de Carreira está com inscrições abertas.

Roda de Conversa “Funcionamento das Bibliotecas”

A Poli possui ao todo sete bibliotecas distribuídas por quase todos os prédios da Escola, sendo que os alunos podem frequentar todas elas . Os livros de cálculo e do Ciclo Básico – os mais utilizados pelos alunos do primeiro ano – irão compor o acervo da biblioteca do Prédio da Engenharia Civil. Todo o processo de empréstimo, devolução e reserva de livros é feito pelo Sistema Único de Bibliotecas da USP.

Além disso, os funcionários das bibliotecas da Poli também criaram o Guia do Calouro que está disponível nas bibliotecas e no site da Poli.

Roda de Conversa “Esclarecimento de Dúvidas sobre Bolsas de Permanência”

A USP, por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), oferece programas para auxiliar na permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social. A SAS disponibiliza o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), o qual faz a seleção dos alunos que receberão os auxílios alimentação, livro, financeiro e moradia da USP. Para se cadastrar no PAPFE, os estudantes devem apresentar documentos que comprovem a baixa renda familiar e a necessidade dos auxílios.

O cadastro do PAPFE também é utilizado para o Programa Unificado de Bolsas (PUB), o qual seleciona alunos da USP para serem bolsistas em Projetos de Extensão ou monitoria. Para participar do PUB, não é preciso comprovar o estado de vulnerabilidade social.

Tanto o auxílio financeiro como as bolsas PUB são no valor de R$500,00. Mais informações são disponibilizadas no site da SAS.

Confira a programação e mais detalhes dos próximos dias da Semana de Recepção aqui.