FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Na sexta-feira, dia 18 de março de 2022, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou as atividades do quinto e último dia da Semana de Recepção aos Ingressantes 2022. A programação foi composta por atividades do Grêmio Politécnico, a Campanha de Doação de Sangue da Poli Social e a Feira dos Grupos de Extensão.

Grêmio Politécnico 

No período da manhã, o Grêmio Politécnico apresentou para os ingressantes um pouco de sua atuação e história na Escola, além de seus projetos e eventos organizados ao longo do ano, que visam o desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e profissional dos alunos. Também explicaram sobre o funcionamento e a importância da representação discente e os órgãos colegiados existentes, além dos projetos, como o Parthenon, os “Fuja do Nabo” e a WikiPoli, que são pensados para incentivar a busca por conhecimento.

Além disso, os diretores do Grêmio da área de permanência mostraram suas iniciativas para a manutenção e seguridade dos politécnicos durante a sua graduação na Escola. Dentre essas iniciativas, estão o auxílio e fomento de programas de bolsa de permanência estudantil, como os projetos: Perdidos na Metrópole, Comuniversidade e AcordaPoli, além da Comissão Contra Opressão (CCO). Também foram apresentados o Cursinho Popular Poli-USP e o Escritório Piloto.

O Grêmio introduziu os seus projetos que estão abertos: Bixopp, SemaPol, Bishow, Semana de Arte da Poli (SAPO) e Jornal O Politécnico. Os membros falaram sobre a Semana de Inovação, projeto do Grêmio Politécnico que objetiva aproximar os estudantes das suas potenciais áreas de atuação no mercado de trabalho, por meio de palestras e workshops de empresas parceiras.

Além da atuação do Grêmio, a apresentação da manhã também introduziu para os ingressantes os coletivos e grupos culturais da Escola. Foram apresentados os coletivos Poligen, Poli Negra, Politécnicas (R)existem e Poli Pride, juntamente com seus projetos e eventos voltados para a discussão de assuntos relevantes para as minorias existentes na Poli. Já os grupos culturais Acappolli, Grupo de Teatro da Poli, Poli Dance e Rateria fizeram apresentações artísticas para os alunos.

 

Campanha de Doação de Sangue

A Poli Social, grupo de extensão da Poli que oferece serviços gratuitos ao terceiro setor, organizou das 9h às 15h a Campanha de Doação de Sangue no Prédio do Biênio. No total, 112 membros da comunidade politécnica se cadastraram para participar da ação e 85 realizaram a doação de sangue. “É sempre uma realização pra gente conseguir aproximar os politécnicos de causas como essas, mostrando como pode ser simples e ao mesmo tempo efetivo ajudar o próximo”, comentou a gestão da Poli Social.

 

Feira dos Grupos de Extensão da Poli

A Feira dos Grupos de Extensão da Poli aconteceu no período da tarde. No evento, diversas entidades, grupos e equipes de extensão da Escola apresentaram suas iniciativas e projetos para mais de 400 calouros.

A Feira dos Grupos de Extensão é um tradicional momento da Semana de Recepção, em que os grupos de extensão existentes na Poli se apresentam para os ingressantes, como explica o Grêmio Politécnico, entidade responsável pelo evento. “Todas essas diferentes oportunidades são promovidas pelos alunos da Escola, e agregam em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional”.

As exposições dos 37 grupos de extensão foram divididas entre os prédios do Biênio, da Administração, da Engenharia Elétrica e da Engenharia Mecânica. Durante a Feira, os grupos fizeram breves apresentações nos auditórios dos prédios e, na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de circular pelos estandes das equipes para conhecer mais detalhes. Essa dinâmica foi escolhida visando “a proposta da feira de que os ingressantes pudessem conhecer essa variedade de projetos desenvolvidos na Poli”.

No prédio da Administração, as apresentações foram realizadas pelos grupos de extensão que trabalham com iniciativas sociais. Os grupos presentes foram a Matemática em Movimento, que organiza monitorias de matemático para alunos da rede pública de ensino; a Poli Social, a qual atua junto ao terceiro setor; o Projeto Kali, o qual ministra aulas de reforço nas disciplinas de exatas para alunos da cidade de Caieiras (região metropolitana de São Paulo); a Amphibia, responsável por projetos socioambientais; a Elas pelas Exatas, que fomenta a participação feminina na área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática); o Enactus, grupo de empreendedorismo social da USP e que faz parte de uma rede internacional; e o iPoli, que promove a internacionalização, auxiliando tanto politécnicos que querem fazer intercâmbio como estrangeiros que vêm estudar na Escola.

Os grupos que atuam na área de projetos técnicos fizeram suas exposições no Prédio da Engenharia Mecânica. Participaram dessa parte da Feira os grupos de automobilismo PoliMilhagem, Equipe Poli e Poli Racing; e de criação de foguetes e satélites Poli Sat e Projeto Júpiter. Além das equipes Skyrats, que projeta drones autônomos; Argo, do setor de inovação em saúde; Poli Náutico, da área de nautidesign; Keep Flying, do aerodesign; e ThundeRatz, a qual constrói robôs.

O prédio da Engenharia Elétrica reuniu os grupos de extensão que atuam em diversas áreas, como a Rateria, bateria universitária da Poli; a Concreto Poli, único grupo de extensão focado totalmente na Engenharia Civil; a Zima, do setor de soluções médica-hospitalares; a Poli Cerevisiae, primeiro grupo de extensão da Engenharia Química; o grupo Turing USP, que trabalha com Inteligência Artificial; a aMuDi, que pesquisa a interação entre arte e tecnologia; e os Programas de Educação Tutorial, PET Mecatrônica e PET Mecânica.

No prédio do Biênio ficaram os grupos de extensão das áreas de empreendedorismo, finanças e consultoria, tais como o Grupo de Negócio, a Liga de Empreendedorismo, o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), o PoliCC e a Poli Finance. Também se apresentaram a empresa júnior Poli Júnior; o fundo de investimento Prometheus Asset Management Jr., o grupo de debates Poliberty; o podcast da Escola Politécnica, o PoliCast; e o Poli Sports Business, que é voltada para a área de gestão esportiva.

Confira o que aconteceu durante os cinco dias da Semana de Recepção aos Ingressantes.

Print Friendly, PDF & Email