Disciplina da Poli-USP recebe criador de kit de representação estrutural ​

A aula utiliza metodologias inovadoras para apresentação de conteúdo, com interação entre exposição teórica e modelos físicos, e faz parte de um projeto amplo que utiliza recursos didáticos adquiridos com o apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli

No dia 25 de abril, a disciplina Estruturas na Arquitetura III: Sistemas Reticulados e Laminares, oferecida pelo Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica (Poli) da USP contou com a apresentação de um modelo chamado Kit Mola,  com o objetivo de demonstrar o comportamento das estruturas arquitetônicas de maneira palpável e visual. A aula foi conduzida pelos professores Leila Meneghetti Valverdes e Luís Bitencourt Júnior, e teve a presença do arquiteto paraense Márcio Sequeira, criador do Kit Mola, desenvolvido durante o curso de pós-graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em 2014, ele criou o 1º kit formado por molas e imãs que, ao serem montadas, simulam e ampliam a compreensão das estruturas arquitetônicas e como se comportam ao serem expostas ao vento e/ou à gravidade, de maneira que facilitasse o entendimento necessário para arquitetos e engenheiros.

A aula abordou o conceito da estrutura dos pórticos nas construções arquitetônicas, com projeções gráficas. Na área de Engenharia Civil, os pórticos são elementos formados pela associação de pilares e vigas que, atuando no mesmo plano do sistema estrutural, atestam a estabilidade e a resistência dos edifícios perante esforços normais da estruturação e exteriores, decorrentes de fenômenos naturais como ventos e terremotos.

Apresentando o contexto histórico dos pórticos nas edificações modernas, a cidade de Nova Iorque foi uma das primeiras a edificar grandes prédios, o que se configura como um de seus maiores marcos até hoje, e que demonstra a importância dos pórticos. Os professores mostraram o aumento da construção de arranha-céus com estruturas mais profundas e topos cada vez maiores a partir da década de 1970, sendo a criação do World Trade Center um dos exemplos mais notórios.

Com os exemplos de fotografias de skyline (panorama urbano) e arranha-céus de diversas metrópoles ao redor do mundo, a professora trouxe reproduções estruturais das edificações, que em seguida eram reproduzidas por Sequeira utilizando o kit mola para validar as estruturas. Ao final, os alunos foram convidados para conversar com Sequeira sobre o funcionamento do kit e para observação dos modelos que foram montados durante a aula como exemplos para validação de estruturas. Posteriormente, os temas tratados culminarão em uma atividade hands on, por parte dos alunos, no dia 9 de maio.

Sobre a disciplina – Coordenada pelo professor Ruy Marcelo de Oliveira Pauletti, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) da Escola Politécnica (Poli) da USP, a disciplina Estruturas na Arquitetura III: Sistemas Reticulados e Laminares (PEF2603) é oferecida anualmente para os alunos da FAU, com objetivo de enfatizar os aspectos de análise e projeto de estruturas, focando na consolidação de vigas contínuas, pórticos, grelhas, placas, membranas, tensoestruturas e cascas, enquanto explora recursos analíticos, computacionais e experimentais.

Ela faz parte do conteúdo de estruturas e faz parte da grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU, voltada para as necessidades específicas da formação do arquiteto e tradicionalmente oferecida pela Poli. Os alunos de graduação da FAU têm ainda a opção de complementar seus estudos posteriores na Poli, por meio do programa de Dupla Formação.