Bem-vindos ao inesquecível: Escola Politécnica da USP prepara programação diversa para receber ingressantes de 2023

De 13 a 18 de março, os calouros e calouras da centenária escola de engenharia da USP poderão participar de programação variada, com aulas, palestras e ações sociais

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará, de 13 a 18 de março, a Semana de Recepção aos calouros de 2023, uma programação com uma série de atrações voltadas a apoiar e inserir os ingressantes nos seus cursos de graduação. A programação completa pode ser acessada no site dos ingressantes https://www.poli.usp.br/ingressantes-2023

Na segunda-feira, dia 13 de março, os calouros serão recepcionados a partir das 9h30 em uma Feira para que conheçam a Escola e as atividades nela desenvolvidas, e principalmente tenham o primeiro contato com a comunidade politécnica – os(as) alunos(as), professores(as) e funcionários(as) com quem compartilharão sua vida universitária pelos próximos 5 anos. Todas as atividades do primeiro dia serão realizadas no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

Entre as ações sociais previstas estão a doação de cabelo, totalmente opcional, e a doação de alimentos não perecíveis, mediada pela organização Amigos do Bem. Os convidados podem levar 1kg de alimentos não perecíveis para a arrecadação.

A aula inaugural, momento solene em que o curso é iniciado, será realizada a partir das 14h, com a professora da Poli e atual diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci. Nesta tarde, também serão apresentadas as informações acadêmicas e organizações ligadas à Poli.

Na terça-feira, 14 de março, os alunos serão recebidos no prédio do Biênio para atividades integrativas, e em seguida participarão de apresentações das disciplinas do Ciclo Básico e da escolha dos representantes de classe. Essas atividades acontecerão no prédio do Biênio. Após o intervalo de almoço, às 14h, serão realizadas rodas de conversa com as Comissões de Ética e Inclusão e Pertencimento, com a equipe da Comissão de Relações Internacionais, para falar sobre intercâmbio, e com a equipe da área acadêmica, para tirar dúvidas dos ingressantes.

Já na quarta-feira, dia 15 de março, as atividades começam às 8h, nos Departamentos, com ações de integração e apresentação dos cursos e Departamentos, seguida de uma visita aos laboratórios ligados às áreas de graduação dos calouros. No período da tarde, os ingressantes visitarão o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a partir das 14h.

A programação de quinta-feira, 16 de março, contará com a Apresentação dos Centros Acadêmicos, organizações estudantis de cada curso, nos prédios de seus respectivos Departamentos. Neste dia, a Escola oferecerá um almoço coletivo no bandejão central, com o apoio da Atlética, que às 13h fará sua apresentação. A partir das 15h, os veteranos da Atlética levarão os calouros para conhecer o Centro de Práticas Esportivas (CEPE) da USP, onde fará uma apresentação das atividades esportivas oferecidas pela Atlética no CEPEUSP.

A sexta-feira, 17 de março, é o dia em que os calouros poderão conhecer os Coletivos e o Grêmio Politécnico, além de uma apresentação dos grupos culturais. Após o almoço, uma Feira dos Grupos de Extensão será realizada no Vão do Biênio.

Para fechar a semana, a Poli Social convida ingressantes a participarem de Trote Solidário

Os calouros e os veteranos são convidados a pintar alguns ambientes de uma escola pública, em um processo de revitalização por meio de pequenas reformas. Em 2023, o trote solidário será no dia 18 de março, das 8h às 17h, e a instituição de ensino escolhida para a ação foi a Escola Estadual Afrânio Peixoto. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas pelo link: bit.ly/trote202

A programação completa pode ser acessada no link. Outras informações pelo e-mail recepcao.calouros.poli@usp.br.

Recepção dos calouros realizada em 2020.