O prêmio, iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com o Grupo Estado, foi criado em 1997 e presta homenagem às personalidades que auxiliam o aprimoramento da educação brasileira

Por Luíse Silva

No dia 10 de outubro, terça-feira, o atual secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, e a empresária Viviane Senna receberam,

respectivamente, o Prêmio Professor Emérito e o Prêmio Guerreiro da Educação. A honraria,

iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com o Grupo Estado, foi criada em 1997 e presta homenagem às personalidades que auxiliam o aprimoramento da educação brasileira.

Desde sua criação, o Prêmio Professor Emérito foi concedido às seguintes personalidades, que tiveram a sua existência voltada à melhoria da educação brasileira e preparação de futuros profissionais para o mercado de trabalho: no ano de 1997, o prêmio contemplou a professora Ruth Cardoso; em 1998, o professor Miguel Reale; em 1999, a professora Esther de Figueiredo Ferraz, entre outros.

O evento contou pela primeira vez com duas categorias: O Prêmio Guerreiro da Educação, que reconhece aqueles que contribuíram significativamente para o ensino, mas não atuaram em sala de aula, e o Prêmio Professor Emérito, que é dado a um docente.

Premiação – Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiae da universidade, Viviane Senna atuou na área de Psicologia Clínica como psicoterapeuta de adultos e crianças e também como supervisora de grupos de formação e aperfeiçoamento de terapeutas. A empresária celebrou o trabalho em equipe e destacou que o prêmio se deve a um grupo de profissionais dedicados e apaixonados.

Agopyan atribuiu o Prêmio Professor Emérito ao privilégio de ter feito parte de equipes “excelentes” e “vitoriosas”. “Que contribuíram para o aprimoramento do ensino superior no nosso País e até influenciaram o exterior”, afirmou o ex- reitor da Universidade de São Paulo (USP).

Nascido na Turquia e naturalizado brasileiro, ele é engenheiro civil e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974 e 1978), doutor em Engenharia Civil pelo King’s College London (1982) e livre docente pela Poli-USP. Foi diretor da Politécnica da USP (2002 a 2006) e reitor da USP entre os anos de 2018 e 2021.

O engenheiro destacou a resiliência da universidade durante a pandemia. “Alguns laboratórios funcionaram ininterruptamente 7 dias por semana e 24 horas por dia. Funcionários se desdobraram para manter as atividades essenciais.”

Agopyan destacou que o mundo está polarizado e citou conflitos como a Guerra da Ucrânia, que se estende há dois anos, e

Reg. 049-19 Vahan Agopyan em evento do Grêmio da Poli. Escola Politécnica (EP). 2019/02/22 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

os ataques entre Gaza e Israel. “Estamos nesse ambiente de conflitos e esses conflitos, logicamente, vão refletir também na universidade, onde um sentimento de insatisfação está presente e não se sabe o porquê. A sociedade está insatisfeita.”

Representantes das instituições organizadoras do prêmio também participaram do evento e prestigiaram os homenageados. “A figura do professor é muito importante e deveria ser muito mais valorizada no nosso País”, afirmou Humberto Casagrande, CEO do CIEE. “Essa é uma data festiva de reconhecimento ao trabalho de todos os professores”, disse José Augusto Minarelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE.