Cursinho Popular da Poli-USP: Ensino de qualidade para entrar na vida acadêmica

cp2

Alunos da Escola Politécnica da USP oferecem preparação para o vestibular gratuita e de qualidade para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Por Luíse Silva

Na Escola Politécnica (Poli) da USP, é oferecido um cursinho preparatório para vestibular de todas as áreas do conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanas – focado em apoiar os alunos na busca por uma vaga  nas melhores universidades públicas do País.

Fundado em 1987, pelo professor Décio Leal de Zagottis, então Diretor da Escola Politécnica, em associação com o Grêmio Politécnico, o cursinho tem o objetivo de promover a democratização do conhecimento por meio do acesso ao ensino superior, além de desenvolver pessoal e profissionalmente toda comunidade que compõe o projeto.

Os cursos pré-vestibulares são ofertados em turmas extensiva e intensiva. A primeira possui aulas que acontecem o ano todo. Já as turmas intensivas têm duração de um semestre de curso e visam preparar o aluno para o vestibular nesse período. Há também o Ciclo Básico, voltado para estudantes que buscam iniciar, de forma mais gradual, sua preparação para os vestibulares ou voltar a entrar em contato com o conteúdo do Ensino Médio. Em todos os formatos de turma há o plantão e acompanhamentos pedagógicos fornecidos pelo cursinho, além de atividades extras como simulados, aulas de imersão e eventos.

A equipe é formada por 175 membros das mais diversas unidades da USP, ou seja, de diversos cursos, e até de demais universidades. Estes se dividem em plantonistas, professores, coordenadores e diretores, que trabalham para garantir que, em média, 500 alunos anuais tenham à disposição um ensino de qualidade gratuito.

O Cursinho também custeia a infraestrutura, desde recursos que trazem maior qualidade no aprendizado em sala de aula, ao fornecimento de alimentação durante o período de aulas. ”Diversos alunos enfrentam problemas com o custeio de sua alimentação e até de transporte”, explica Natália de Oliveira, coordenadora de marketing no cursinho e estudante de Relações Públicas na ECA.

Caso queira conhecer o projeto e apoiar, acesse o site https://sites.google.com/cursinhopoliusp.com/site/sobre-n%C3%B3s e o instagram https://www.instagram.com/cursinhopoliusp?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D.