Ranking internacional tem professores da Poli-USP entre os mais influentes cientistas

A edição de 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, um ranking elaborado anualmente, apontou 244 pesquisadores da Universidade de São Paulo entre os cientistas mais influentes do mundo. Em sua quinta edição, a publicação classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação.

Entre os professores e pesquisadores da Escola Politécnica da USP citados na lista referente ao ano de 2022 estão os docentes: Denise Crocce Romano EspinosaMarly Monteiro de Carvalho, Angelo Fernando PadilhaCesar Roberto de Farias AzevedoClaudio Ruggieri, Emílio Carlos Nelli Silva, Gustavo Roque da Silva AssiJorge Alberto Soares Tenório, Lucas Tadeu Fuess, Marcílio AlvesVanderley Moacyr John.

O levantamento apresenta duas possibilidades: consultar de forma separada o impacto das pesquisas ao longo da carreira ou o impacto específico em anos anteriores. A lista de 2022 apresenta 244 pesquisadores da Universidade.
Já na categoria Impacto ao longo da carreira, 211 pesquisadores são da USP.
Nesta lista, figuram os docentes da Poli: Marcílio Alves, Gustavo Roque da Silva Assi, Cesar Roberto de Farias Azevedo, Oswaldo Luiz Do Valle Costa, Fabio Gagliardi Cozman, Vitor Heloiz Nascimento, Claudio RuggieriEmílio Carlos Nelli Silva, Jorge Alberto Soares Tenório, Silvio de Oliveira Junior e Celso Pesce.

Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2022 e aqui a lista dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira. E veja no quadro abaixo o total de cientistas do Estado de São Paulo, distribuído por instituição.

Elaborado anualmente pelo professor John P.  A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), o ranking analisa a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

Com informações do Jornal da USP, confira a matéria publicada.