Professores da Poli-USP contribuem com debates no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro realizou-se em São Paulo, o nono encontro do , Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. Nestes três dias de reuniões e debates, governadores, secretários e gestores estaduais promoveram a elaboração de diretrizes conjuntas e políticas públicas relacionadas a temas prioritários, como meio ambiente, segurança pública e habitação.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para reunir os estados dessas duas regiões: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e discutir uma cooperação nos temas de interesse comum. Com uma população de 119 milhões de habitantes, os estados do consórcio concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, apenas agora em 2023 é que o consórcio foi, de fato, formalizado, e foi a primeira com propostas. Para isso, as assembleias legislativas desses estados aprovaram o consórcio e o transformaram em lei. Apenas o Rio de Janeiro ainda não votou pela aprovação.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, professor Vahan Agopyan, ex-reitor da USP e ex-Diretor da Escola Politécnica da USP foi responsável pela parte técnica do evento, contando com a colaboração do professor Heleno Torres, da Faculdade de Direito da USP, coordenando o conjunto de docentes da USP. Entre eles participaram o professor Guilherme Ary Plonsky, docente aposentado da Politécnica e da FEA, que contribui no GT de Desburocratização, Tecnologia e Inovação e o professor Alex Abiko também da Politécnica, coordenou o tema “Habitação”, que foi renomeado a partir de agora como “Desenvolvimento Urbano e Habitacional”.

As principais conclusões do COSUD podem ser conhecidas em https://www.cosud.sp.gov.br/