FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Teses desenvolvidas na Escola Politécnica são destaque no Prêmio Tese Destaque USP

Com informações do Jornal da USP – A Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou os vencedores da 12ª edição do Prêmio Tese Destaque USP. Foram premiados os trabalhos defendidos entre 1º/1/2022 e 31/12/2022 em 14 grandes áreas do conhecimento. Também foram divulgados os dois premiados com menções honrosas em cada uma das áreas. 

Com onze Programas de Pós-graduação, a Escola Politécnica da USP teve uma tese premiada na grande área engenharia, categoria em que também recebeu uma menção honrosa. Na área de “Sustentabilidade”, uma tese recebeu menção honrosa.

A premiação será realizada no dia 14 de dezembro, às 9h, no Centro de Difusão Internacional, situado na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, nº 310. Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Conheça os trabalhos premiados:

“Otimização topológica para escoamentos 2D girantes com aplicação no projeto de um dispositivo de assistência ventricular”, de Diego Hayashi Alonso.

O trabalho “Otimização topológica para escoamentos 2D girantes com aplicação no projeto de um dispositivo de assistência ventricular”, de Diego Hayashi Alonso, recebeu o prêmio da grande área “Engenharias”. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Engenharia Mecânica da Poli, orientado pelo professor Emílio Carlos Nelli Silva.

O docente explica que a tese do Diego estudou o ciclo completo de desenvolvimento de bombas de sangue ou “dispositivos de Auxílio Ventricular” que são dispositivos utilizados por pessoas que aguardam transplante de coração – às vezes utilizam esses dispositivos por longo período de tempo, por ser difícil achar doadores. “O Diego aplicou uma técnica de otimização avançada chamada Otimização Topológica para projetar esses dispositivos por computador levando em conta a questão de hemólise e trombose do sangue, o que nunca havia sido feito antes na literatura. Fabricou protótipos por manufatura aditiva e testou, comprovando o ganho de desempenho obtido com a técnica de otimização”. 

A tese resultou na publicação de artigos em periódicos de relevância. “Essa pesquisa contribuiu para o aprimoramento do desenvolvimento desses dispositivos no Brasil. Fico feliz com o reconhecimento da pesquisa desenvolvida pelo Diego e de sua contribuição nessa área de conhecimento tão relevante para o País”, detalhou o orientador.

 Essa tese estava inserida dentro de um projeto temático da FAPESP n 2013/24434-0, entitulado “Sistemas Propulsores Eletromagnéticos para Suporte Circulatório, Dispositivos de Assistência Ventricular e Coração Artificial Implantáveis”, coordenado pelo professor José Roberto Cardoso, e dentro do Convênio FINEP Ref 1253/13 “Dispositivo Pediátrico Implantável de Assistência Circulatória”, coordenado pela Prof. Idagene Cestari do INCOR.

"Degradação de contaminantes com diferentes estruturas químicas por espécies reativas de oxigênio e oxisulfuradas geradas por processos à base de sulfito e persulfato, de Roberta Frinhani Nunes

A tese Degradação de contaminantes com diferentes estruturas químicas por espécies reativas de oxigênio e oxisulfuradas geradas por processos à base de sulfito e persulfato, desenvolvida por Roberta Frinhani Nunes, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Poli, orientada pelo docente Antonio Carlos Silva Costa Teixeira. “A menção honrosa conferida à Tese da Roberta, no âmbito da 12ª edição do Prêmio Tese Destaque USP, reconhece os esforços e a contribuição do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, em particular de toda a equipe do Grupo de Pesquisa em Processos Oxidativos Avançados (AdOx), que coordeno, quanto à compreensão da persistência e dos efeitos de poluentes emergentes em águas superficiais e ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e soluções de engenharia sustentáveis para remediação da poluição”, pontuou o professor.

Os efeitos e o impacto do trabalho de Roberta Frinhani Nunes

“Algumas das consequências do crescimento da população mundial são o maior consumo de energia, água e de produtos químicos, resultando na geração de novos poluentes e sua liberação para o meio ambiente. Tais contaminantes, denominados emergentes, têm atraído a atenção de pesquisadores e da sociedade, visto que a exposição aos mesmos, mesmo em concentrações muito baixas, pode resultar em efeitos tóxicos ao ser humano e a organismos aquáticos.

Dentre estes poluentes, surfactantes (presentes, por exemplo, em produtos de uso doméstico e industrial) e clorofenóis merecem atenção devido a sua habilidade em alterar significativamente parâmetros de qualidade da água que são de extrema importância para a vida na água. Nesse contexto, o principal objetivo do trabalho da Roberta foi investigar a eficiência de processos de tratamento avançados baseados em persulfato de sódio por meio de diferentes tipos de ativação, via radiação ultravioleta ou térmica, para a degradação destes poluentes, por meio de radicais livres de alta atividade. Adicionalmente, o estudo também teve como objetivo a aplicação de um processo baseado em sulfito de sódio como pré-tratamento ao processo baseado em persulfato, visando a remoção de poluentes clorados. Dentre as contribuições do trabalho, destacam-se a avaliação das melhores condições operacionais desses processos de tratamento, a comprovação da tratabilidade de efluentes reais e a avaliação da toxicidade antes e após tratamento.

Adicionalmente, para o processo combinado sulfito-persulfato, foram identificados os produtos de degradação dos clorofenóis e realizada a predição da toxicidade por meio de um modelo matemático (ECOSAR). Até então, a avaliação destes fatores em conjunto não encontra paralelo em outros trabalhos da literatura. O impacto da pesquisa é importante, porque contribui claramente para o conhecimento sobre a eficiência e viabilidade das tecnologias avançadas de tratamento estudadas, tendo em vista o reúso de água e a mitigação de efeitos deletérios à saúde humana e dos ecossistemas aquáticos. Adicionalmente, o estudo da eco-compatibilidade após tratamento é relevante, de modo a garantir o descarte seguro de efluentes tratados. Por fim, vislumbra-se a viabilidade de aplicação da luz solar no processo de tratamento, gerando resíduos de baixo impacto, sugerindo sua sustentabilidade”, explica o professor Antonio Carlos Silva Costa Teixeira.

"Produção integrada de químicos e combustíveis na indústria de celulose: análise técnico-econômica e ambiental de processos baseados na gaseificação de licor negro” de Meire Ellen Gorete Ribeiro Domingos

Na área de Sustentabilidade, a tese “Produção integrada de químicos e combustíveis na indústria de celulose: análise técnico-econômica e ambiental de processos baseados na gaseificação de licor negro” de Meire Ellen Gorete Ribeiro Domingos, também desenvolvida no Programa de Engenharia Química da Poli e orientada pelo professor Moisés Teles dos Santos, recebeu menção honrosa. “É importante que a USP mantenha estes mecanismos de reconhecimento e divulgação dos trabalhos que se destacam nos programas de pós-graduação; isto faz com que os estudantes se sintam valorizados quando fazem uma pesquisa de qualidade e estimulam outros a buscarem o mesmo”, ressaltou o professor.

Sobre o trabalho, Moisés explica que “sistemas industriais de baixo carbono precisam de uma análise abrangente, que inclua métricas ambientais, técnicas e econômicas, que avaliem seu desempenho mesmo em cenários futuros e incertos. Esta tese procurou analisar em quais condições a produção de químicos de origem renovável é viável no setor de celulose e papel, que é bastante expressivo no Brasil”.

Print Friendly, PDF & Email