Até 24/05/2024, está aberta a chamada para uma oportunidade de bolsa TT Fapesp – Treinamento Técnico Nível V, vinculada ao projeto “Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo”, sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sob coordenação da Prof. Dra. Karin Marins (POLI/PCC),  em cooperação técnica com a SMUL/ PMSP e parceria com a FAUUSP e o CEM USP – Centro de Estudos da Metrópole, aprovado na chamada PPPP – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas. Participam como pesquisadoras associadas as professoras Dra. Mariana Giannotti (EPUSP/PTR), Dra. Paula Santoro (FAUUSP/AUP) e Dra. Denise Duarte (FAUUSP/AUT).

Mais informações, email de contato e prazo são descritos abaixo.

—————————————–

1. Resumo: A Escola Politécnica da USP, em cooperação com a FAU USP e o CEM USP (Centro de Estudos da Metrópole), está com uma oportunidade aberta para Treinamento Técnico Nível V (TT-V) com bolsa FAPESP, para trabalho em projeto de pesquisa em planejamento urbano, cujo objeto abrange o desenvolvimento de um “Instrumento orientativo para planos de bairro no município de São Paulo”, aprovado na chamada PPPP – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, da FAPESP.

Pesquisador Responsável: Prof. Dra. Karin Regina de Castro Marins

Valor mensal da bolsa TT-V: R$ 9.046,80.

Carga horária semanal: 40 horas

1. Síntese do trabalho a ser desenvolvido: Trabalhará majoritariamente no desenvolvimento de uma plataforma web para coleta, visualização e análise de dados espaciais, com desenvolvimento tecnológico para mapeamento participativo relacionado ao objeto do projeto de pesquisa, com construção e análise de base de dados georreferenciada, incluindo painel interativo. Apoiará o estudo e sistematização de embasamento teórico pertinente ao objeto da pesquisa, contribuindo com conteúdos para questionário, entrevistas, oficina e dinâmicas participativas, além de relatórios e apresentações da pesquisa, no que tange à manipulação de dados.

III. Requisitos para o bolsista TT-V:

1. a) Requisitos obrigatórios:
  •       Para candidatos graduados;
  •       Mínimo de cinco anos de experiência em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, ou com título de doutor, ambos em área relacionada ao Plano de Atividades do projeto.
  •       Experiência com levantamento e análise de requisitos.
  1. b) Requisitos desejáveis:
  •       Conhecimentos/ habilidades em Serviços Cloud (Amazon AWS, Google Cloud, Azure, interNuvem ou outro)
  •       Conhecimentos em Geovisualização, Geoprocessamento e/ou Sistema de Informações Geográficas, como: Bibliotecas JS de Web Mapping, como OpenLayers e MapLibre; Geonode; Geoserver; Formatos GIS (GeoJSON, Raster, Vector, etc)
  1. c) Duração: 24 meses, com permanência mínima de 6 meses.
  2. d) Dedicação exclusiva à pesquisa, com 40h semanais. A FAPESP poderá autorizar a dedicação de 8 horas semanais à realização de atividades científicas e profissionais, remuneradas ou não, que contribuam para a formação acadêmica e profissional do bolsista. No caso de haver atividades didáticas, o bolsista poderá ministrar, no máximo, 4 horas-aula semanais, compatíveis com o projeto da Bolsa FAPESP.
  3. Seleção

Interessados, enviar um e-mail com os seguintes documentos para planbairros@gmail.com, escrevendo no campo Assunto “Seleção – Bolsista TT-V”:

1. a)     Currículo
  2. b)     Histórico da graduação
  3. c)       Histórico da pós-graduação (se houver)
  4. d)     Carta de recomendação/Carta de apresentação.

Prazo para envio da documentação: 24/05/2024

Mais informações sobre requisitos e benefícios da Bolsa FAPESP TT-V-A estão em fapesp.br/3098 e fapesp.br/3162