Data de publicação: 11/04/2024

Link:https://agencia.fapesp.br/dados-sobre-poluicao-do-ar-poderao-ser-usados-para-tracar-melhores-rotas-de-transito/5135

Docente entrevistada: Mariana Giannotti, professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.

Raia Olimpica da USP. Corredor ecológico. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens.

Resumo: dando um grande passo no sentido da inovação, pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica (IAG) e Ciência e Ciências Atmosféricas e da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), estão desenvolvendo mapas que indicam as regiões maiores índices de poluição de São Paulo . A proposta é oferecer informações para motoristas escolherem o melhor trajeto com base na qualidade do ar. O projeto foi apresentado recentemente no FAPESP Week ILLINOIS.

A professora Mariana Giannotti, explicou durante o evento que 70% dos gases de efeito estufa emitidos no mundo são advindas das cidades, sendo que quase metade é originada dos transportes urbanos. Ela ainda classificou os veículos públicos como uma “ótima estratégia para enfrentar questões relacionadas à sustentabilidade”.