Começo de uma jornada: confira como foi a manhã do primeiro dia da recepção aos ingressantes de 2024 da Escola Politécnica da USP

O primeiro dia da Semana de Recepção aos Calouros da Escola Politécnica (Poli) da USP marcou o início oficial da jornada universitária dos 870 novos estudantes que passaram a  integrar a comunidade politécnica. A manhã do dia 26 de fevereiro começou com uma Feira de Recepção. Entre grupos de atividades extracurriculares da Poli, como a Poli Cidadã, Atlética e Grêmio e outros, como associações de egressos, 25 estandes ocuparam o hall do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. Os ingressantes puderam vislumbrar na Feira a pluralidade de oportunidades oferecidas pela Universidade. De intercâmbio aos Centros Acadêmicos: as portas da Escola Politécnica foram abertas para todos os tipos de sonhos.

Após a primeira interação, os estudantes foram conduzidos para o auditório do CDI, onde o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o pró-reitor de graduação, Aluisio Segurado e o pró-reitor adjunto de graduação, Marcos Neira,  por meio de um pronunciamento em vídeo, dedicaram calorosas palavras aos ingressantes.

Enfatizando as últimas políticas de ingresso adotadas pela USP com objetivo de democratizar o acesso à Universidade, Carlotti celebrou a instituição e o leque de oportunidades por ela ofertadas. “Estudar na USP exige empenho e dedicação. Posso garantir que é muito gratificante e é uma experiência enriquecedora que marcará para sempre a vida de vocês. Além do convívio nas salas de aula e nos laboratórios, existe um leque de atividades esportivas e científicas em todos os campi, além das ações culturais desenvolvidas. É essencial que você se sinta parte dessa comunidade acadêmica que hoje é reconhecida internacionalmente em todas as áreas do conhecimento”.

Tal valorização foi ecoada no pronunciamento de Maria Arminda e dos Pró-reitores de graduação. “A Universidade de São Paulo situa-se hoje entre as mais importantes universidades do mundo. É um prazer recebê-los nessa Universidade que tem missão formar novas gerações, cidadãos, profissionais de excelência e aqueles que serão responsáveis pelo futuro do nosso País”, disse a vice-reitora.

As boas-vindas da Escola Politécnica aos novos alunos foram conduzidas pelo diretor da unidade, professor Reinaldo Giudici. Ele congratulou as novas turmas e reforçou  a missão da Poli em formar profissionais na área da engenharia preocupados com o presente. O diretor também tocou na riqueza da jornada universitária, saudando a Universidade e os seus docentes. “A Universidade possui o tripé de ensino, pesquisa e extensão. Nossos professores não são meros curadores e transmissores do conhecimento, vocês terão aulas com docentes que estão trabalhando no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias. Isso enriquece muito os cursos”.

Dando seguimento à programação, Solange David, engenheira elétrica, advogada e historiadora deu início à palestra “As engenharias: um olhar transversal no contexto da transição energética”, na qual levantou os grandes desafios tecnológicos da atualidade. Colocando o futuro em pauta, David fez um exame do contexto da transição energética rumo a um futuro mais sustentável, e como as diferentes engenharias são fundamentais para concretizar esse grande objetivo.

Sonhos e expectativas

Lara, ingressante do curso de engenharia ambiental, comemora o ingresso na Poli como a coroação de um longo período de dedicação aos estudos. “Estou muito feliz por estar aqui e por ter me dedicado tanto. Estou bem animada [para o ano letivo]. Maria Luiza, ingressante em engenharia de materiais compartilha da mesma felicidade e fala sobre suas expectativas “Ainda não acredito que estou aqui. Tenho a expectativa de conhecer muitas pessoas novas e aproveitar tudo o que o curso tem a oferecer”, diz a caloura.

A tradicional foto da escadaria do CDI selou a programação da primeira manhã da Semana de Recepção da Poli.

Veja as fotos do evento

Assista a transmissão da primeira manhã da semana de recepção da Poli:

@poli.usp A Semana de Recepção aos Ingressantes da Poli começou ⚙️💙💛 Confira o que aconteceu no primeiro dia da primeira semana dos calouros de 2024!!! Para mais informações, acesse nosso site dos Ingressantes: https://poli.usp.br/ingressantes2024 #poliusp #escolapolitecnica #engenharia #universidade #semanaderecepcao #calouro #ingressantes #fyp #fy ♬ Energetic Kpop style dance tune(1138883) – smooth