FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Semana de Recepção dos Calouros da Escola Politécnica (Poli) da USP iniciou no dia 26 de fevereiro, com uma feira de recepção e a tradicional aula inaugural. No período da tarde, ainda no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), as atividades se iniciaram com as boas-vindas da Comissão de Graduação (CG), lembretes sobre a programação dos próximos dias da Semana de Recepção e informações acadêmicas. 

Na abertura do evento estiveram presentes o professor Fernando Akira Kurokawa, Presidente da Comissão de Graduação da Poli, a funcionária Marcia Costa Pinto Barros, Assistente Técnico Acadêmico da Poli, e o professor Augusto Câmara Neiva – Presidente da Comissão do Ciclo Básico.

Nos primeiros anos da graduação, os alunos passam pelo Ciclo Básico, um conjunto de matérias com conteúdos comuns a todas as engenharias, como matemática, física e química. As aulas, no geral, são realizadas no prédio do Biênio, conhecido por sua forma de “disco voador”, e conhecido como Cirquinho, e as turmas de alunos são fixas (confira a lista com as turmas aqui). Essa divisão dos calouros é importante não só para as aulas, mas também para as próximas atividades da Semana de Recepção, ressaltou o professor Augusto Neiva. 

Os calouros também são instruídos a como dar seus primeiros passos dentro da Universidade, sobre como retirar seu Bilhete único da USP (BUSP) para locomoção no Campus e efetivar sua matrícula no sistema JupiterWeb. 

Para outras informações sobre a Comissão de Ciclo Básico (CCB), acesse aqui. 

Para acessar o material utilizado na apresentação, clique aqui. 

 

Dando sequência às falas, o engenheiro e egresso da Poli, Lino Afonso de André, apresentou a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), uma entidade que busca reintegrar os alunos egressos com a própria Escola por meio da realização de eventos, divulgação de atividades e fomento de negócios da comunidade, criação de programas como o Clube Minerva e o Poli Retribua. 

Em sua fala aos ingressantes, Lino dá especial atenção ao projeto Poli Retribua, ligado à AEP. O programa realiza mentorias e oferece bolsas de permanência para alunos do primeiro e segundo ano da Escola Politécnica em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de realizar múltiplas atividades

Confira os slides da apresentação da AEP e do Poli Retribua. 

 

Outra instituição representada e que oferece apoio aos projetos de alunos de graduação foi o Amigos da Poli (AdP), fundo patrimonial que permite a realização de projetos ligados à Escola e desenvolvimento de sua comunidade. 

O engenheiro e egresso Thiago Staibano, apresentou que, dentre suas atividades, a AdP oferece 3 formas principais de apoio aos politécnicos: Centro de Carreira (preparação para o mercado de trabalho, mentorias, programa de startup); Edital de Projetos (apoia projetos de inovação de alunos, professores e funcionários) e Voluntariado. 

Confira outras informações sobre o Amigos da Poli aqui. 

 

Para finalizar o primeiro dia, os alunos conhecem as principais oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Poli. O professor Marcio Lobo Netto, presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRINT), iniciou sua fala esclarecendo as funções da comissão e do Serviço de Relações Internacionais (SVREINT). Eles são os responsáveis por estabelecer os acordos internacionais, selecionar os alunos e administrar os programas de intercâmbio. 

O docente abordou os benefícios de um intercâmbio, como a experiência acadêmica internacional, criação de rede de contato, vivência numa sociedade e cultura diferentes e muito mais, sendo assim um dos temas mais procurados pelos alunos na graduação. 

Ainda ressaltou em sua fala a importância da preparação prévia. Os alunos interessados devem buscar um bom desempenho acadêmico desde o primeiro ano, ter uma boa base da língua inglesa e fazer um planejamento financeiro, além de conhecerem as oportunidades de intercâmbio. 

Para outras informações sobre onde acompanhar as oportunidades de intercâmbio, suas  modalidades e procedimentos, clique aqui. 

 

Confira a transmissão da tarde do primeiro dia da Semana de Recepção 2024. 

 

 

 

@poli.usp A Semana de Recepção aos Ingressantes da Poli começou ⚙️💙💛 Confira o que aconteceu no primeiro dia da primeira semana dos calouros de 2024!!! Para mais informações, acesse nosso site dos Ingressantes: https://poli.usp.br/ingressantes2024 #poliusp #escolapolitecnica #engenharia #universidade #semanaderecepcao #calouro #ingressantes #fyp #fy ♬ Energetic Kpop style dance tune(1138883) – smooth
Print Friendly, PDF & Email