FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Ingressantes participam de Rodas de Conversa no segundo dia da Semana de Recepção dos Calouros da Poli

Na tarde do segundo dia da Semana de Recepção dos Calouros da Escola Politécnica (Poli) da USP, 14 de março, os ingressantes de 2023 foram distribuídos por auditórios nos edifícios da Poli para participarem de Rodas de Conversa. Com início às 14h, o evento contou com a participação de representantes do Serviço de Graduação, da Comissão de Relações Internacionais, da Comissão de Inclusão e Pertencimento e da Comissão de Ética e Direitos Humanos da Poli, que conversaram com os alunos e tiraram suas dúvidas. As Rodas de Conversa foram mediadas por membros do Grêmio Politécnico, uma associação de representação estudantil. Os expositores de cada entidade da Poli apresentaram uma breve palestra e, em seguida, os calouros puderam fazer perguntas, até mesmo de forma anônima. 

Renata Barros, chefe do Serviço de Graduação da Poli, colocou-se à disposição dos alunos. “Se precisarem de qualquer informação, dúvida ou problema, o Serviço de Graduação atenderá todo mundo’’. É possível entrar em contato com o setor pelo e-mail secao.alunos.poli@usp.br. Renata também esclareceu as funções das Secretarias de Departamentos, da Comissão de Graduação e dos coordenadores de curso, o que de início pode parecer confuso aos novos estudantes. A maioria das questões é primeiro resolvida na própria secretaria de Departamento da engenharia que o aluno está cursando, já alguns casos são repassados para o Serviço de Graduação, que é o órgão central da graduação da Escola Politécnica. De forma descontraída e com visualização do site, Renata explicou as principais ferramentas e recursos do Sistema Júpiter, o sistema de gestão acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Questionamentos a respeito da grade horária, cartão Busp, transferências e iniciações científicas foram levantados pelos ingressantes. “Sejam curiosos, divirtam-se, aprendam e vivenciem a Poli’’, finalizou a chefe do Serviço de Graduação. 

 

O Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Poli, professor Márcio Lobo Netto, apresentou aos calouros a possibilidade de intercâmbio por meio dos convênios estabelecidos entre a USP e universidades no exterior. ‘’Parabéns antes de mais nada a todos pelo ingresso, acabam de passar por um portão importante, que também dá uma abertura internacional a vocês’’, comentou o presidente. Márcio falou sobre as razões para se fazer um intercâmbio, que envolvem a oportunidade de trabalhar no exterior, conhecer o trabalho de outras instituições de ensino, obter um duplo-idioma e ter contato com algo novo, de forma a ampliar os horizontes. Os processos de seleção levam em consideração o desempenho acadêmico, e aproximadamente 25% dos alunos da Poli têm a chance de mobilidade todos os anos. O professor também abordou as bolsas oferecidas e questões financeiras sobre estudar fora do País. 

 

“A missão da Comissão de Inclusão e Pertencimento é fazer você se sentir em casa, e vamos fazer isso sem alienação, levando em conta que temos uma sociedade plural’’, declarou o presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento da Poli, José Reinaldo, que palestrou em conjunto com a Comissão de Ética e Direitos Humanos.  A professora Maria Eugenia Boscov integra as duas comissões, reafirmando a importância de trabalharem juntas em muitas situações, e disse aos alunos que o propósito dos Órgãos está para além do acadêmico. “Nós queremos que vocês aprendam o conhecimento técnico-científico, como também tenham uma visão da vida, do social, e do trabalho, pensando com que ética vão agir na sociedade’’. O professor Raul Gonzalez Lima, presidente da Comissão de Ética e Direitos Humanos, deu alguns exemplos de ocorrências em que a Comissão age, além de reafirmar os possíveis canais de comunicação para contatá-los, com mediação feita normalmente pela ouvidoria, pelos representantes discentes e pelos coletivos. 

 

Confira abaixo as páginas de cada setor:

 

Serviço de Graduação

Comissão de Relações Internacionais

Comissão de Inclusão e Pertencimento

Comissão de Ética e Direitos Humanos

 

Print Friendly, PDF & Email