Matemática dos afetos: USP realiza ciclo com música medieval e barroca

Com informações do Centro Universitário Maria Antonia

Com curadoria do pianista Dante Pignatari, o programa A matemática dos afetos é constituído por aulas-concertos e inicia o eixo da programação musical do centro Maria Antonia da USP. O evento já encontra-se em sua 9ª aula-concerto, contará com a participação de Jabez Lima, Paulo Da Mata e Isabel Kanji no próximo dia 14 de setembro, às 17h. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência.

O título do programa remete à configuração dos modos (escalas) utilizados na música grega, berço da música ocidental. Formulada matematicamente por Pitágoras, a configuração dos modos apresenta a relação simbiótica que a música tinha com a poesia, e que impregna também a concepção musical da Idade Média. Pignatari explica que “o canto litúrgico da igreja católica é a manifestação medieval do conceito grego de melodia, a união de palavra e música”.

A partir de agosto, o segundo bloco passou a ser coordenado por Marília Vargas, que nos trouxe o recitar cantando, a melodia vocal cantada que se realiza na ópera e na canção. Encerrando o ciclo, a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Mônica Lucas, coordenará cinco aulas-concerto dedicadas à música instrumental.

Acesse o site do Centro Acadêmico para outras informações.