No sistema JúpiterWeb os estudantes da USP podem solicitar carteirinha, bilhete único e bolsas de permanência, além de emitir documentos e escolher as disciplinas dos próximos semestres

Depois de receber a notícia da aprovação nos cursos de graduação da USP e completar a etapa da pré-matrícula virtual, o ingressante é direcionado a utilizar o chamado Júpiterweb. Ele é um dos sistemas informacionais com que a USP trabalha para gerenciar os serviços acadêmicos e administrativos que atendem às necessidades de sua comunidade, e é o que os alunos de graduação mais utilizam durante a vida universitária. É possível acessá-lo também no Portal de Serviços Computacionais da USP, que reúne os outros sistemas — os quais curiosamente carregam o nome de seres da mitologia romana e grega, como Apolo, Atena e Janos.

“Recomendo a vocês, calouros, que explorem cuidadosamente o Júpiter, sistema que permitirá gerenciar sua vida acadêmica a partir de agora até sua formatura”, conta Aluisio Segurado, pró-reitor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), órgão responsável pelo Júpiterweb, e professor da Faculdade de Medicina (FM). Para Leonardo Corey, estudante de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA), o sistema é eficiente mas precisa de melhorias no visual. “O Júpiter é bem intuitivo e contém todas as informações que o estudante vai precisar consultar ao longo do semestre. Acho que um dos únicos pontos negativos do sistema é a interface antiga”, diz.