O prazo para inscrições vai até 20 de novembro (foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Agência FAPESP –Agência FAPESP – O projeto “Acomodação sustentável do crescimento urbano das cidades paulistas” dispõe de duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo para inscrições vai até 20 de novembro.
Sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o projeto é apoiado por meio do programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs). Os bolsistas vão atuar no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) – USP Cidades, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP).
O objetivo principal é realizar uma avaliação aprofundada dos condicionantes de crescimento das cidades paulistas, discutir oportunidades de induzir um padrão de crescimento sustentável e desenvolver metodologia que permita simular e avaliar políticas públicas para induzir esses padrões desejados de acomodação do desenvolvimento.
Um dos bolsistas contribuirá para o desenvolvimento de modelos integrados de simulação macroespacial para previsão de emprego e atividade setorial em diferentes cidades do Estado de São Paulo. O candidato deve estar familiarizado com análise de insumo-produto, modelagem de equilíbrio geral computável e modelagem integrada e ter experiência anterior com sistema R.
O segundo bolsista deve ter bons conhecimentos em econometria espacial, inferência causal e aprendizado de máquina, além de estar familiarizado com bancos de dados de grande escala usando R, Python, Stata e SQL. Saber usar imagens de satélite para identificar a evolução da distribuição espacial da população e dos empregos também é necessário.
Mais informações sobre as vagas e as inscrições estão em: www.fapesp.br/oportunidades/7505/ e www.fapesp.br/oportunidades/7504/.
As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.