FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA) encaminhou uma Lista_ORCiDs_vinculados_USP_2021-04-06 por Unidade, atualizada em 16 de fevereiro de 2021, para reforçar a necessidade de adicionar informações ao registro ORCiD: Biografia, Emprego, Formação, Trabalhos, etc. “É necessário esclarecer que há quatro instâncias do ORCiD na USP, que convivem e que podem causar confusão. O nº ORCiD é um só, mas o vínculo Nº USP com Nº ORCiD só acontece na instância 3”. Veja as informações abaixo:

1) Registro ORCiD mundial – http://www.orcid.org

2) Informação do ORCiD no DataUSP – weR_USP – https://uspdigital.usp.br/datausp

3) Registro do nº USP vinculado ao nº ORCiD – http://www.usp.br/orcid

4) Informação do ORCiD no Janus – Pós-Graduação – https://uspdigital.usp.br/janus

O vínculo do nº USP com o nº ORCiD é importante para a futura autenticação de informações institucionais como formação, emprego, financiamentos e produção intelectual. Foi por esse motivo que a USP tornou-se membro da organização de mesmo nome (ORCID) em 2016, ou seja, para validar essas informações no registro de docentes, discentes, funcionários e demais membros da comunidade USP. 

Esclarecemos ainda que o registro ORCiD é gratuito e aberto para todos os pesquisadores mas, não basta apenas criar um nº ORCiD, é preciso preencher as informações básicas de identificação, tal qual um currículo.

Segue também o Tutorial de vinculação do nº USP ao nº ORCiD atualizado out. 2020, que auxilia na compreensão do processo de vinculação. Link de acesso para criar e/ou vincular seu nº USP ao registro ORCiD.

 Entre em contato com a equipe da Biblioteca na sua Unidade para outras informações.

Print Friendly, PDF & Email