Data e horário da inauguração: 26 de agosto (quinta-feira), às 10h30.

Visitação: de 26 a 29 de agosto, das 10h às 16h.

Local: Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo (entrada pelo portão 8).

O projeto USP na Comunidade – Unidades Móveis se baseia na iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), que dá início a uma programação futura a ser desenvolvida fora dos campi da USP na capital e no interior. As atividades são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).  O objetivo é promover a integração com as comunidades locais e contribuir para melhorias na qualidade de vida, permitindo que docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores da USP, promovam atividades de extensão em suas áreas de especialização.

A unidade móvel “Saúde e Ciência” vai promover testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites com os visitantes. O Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública da USP vai exibir filmes e distribuir materiais educativos sobre alimentação sustentável e plantas alimentícias não convencionais. Também serão realizadas oficinas de biossegurança sobre a covid-19 e uma roda de conversa sobre a prevenção do HIV com a parceria do Unaids no sábado (28), a partir das 10h.

Já a unidade móvel “Cultura e Educação” vai oferecer atividades interativas com objetos do projeto Matemateca. O acervo do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP provoca a curiosidade dos visitantes a partir de peças criativas e desafiantes.