FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Data: 23 de setembro de 2021.

Horário: às 16h30. 

Transmissão.

O Departamentamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realizará virtualmente o seminário “Modelo Sísmico da Geomorfologia do Embasamento e da Espessura do Grupo Bambuí no Norte de Minas Gerais e correspondências com aspectos hidrogeológicos” no dia 23 de setembro de 2021, às 16h30. O palestrante do evento será Higo Oliveira Nunes, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)

Sobre o Cráton do São Francisco, na região norte de Minas Gerais, houve a deposição de uma sucessão sedimentar neoproterozóica denominada de Grupo Bambuí. Modelos geológicos apontam para uma área de cobertura tabular subhorizontal, pouco deformada na escala regional e com altos estruturais.

O modelo sísmico utilizou-se de dados de sísmica de reflexão 2D com fonte vibroseis, adquiridos pela Petra Energia S/A em cerca de 23.000 km2 e disponibilizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Através da análise de velocidade e integração com perfilagem sônica de poços, pode-se obter um modelo do embasamento e, consequentemente, da espessura do Grupo Bambuí na porção norte do estado de Minas Gerais.

Assista a transmissão do seminário. Solicite o certificado de participação após a apresentação.

Print Friendly, PDF & Email