Estão abertas, até o dia 5 de agosto de 2022, as inscrições de alunos interessados em cursar disciplinas da área nuclear ministradas por professores do Instituto de Engenharia Física de Moscou (MEPhI, do inglês Moscow Engineering PhysicsInstitute), vinculado à National Research Nuclear University, da Rússia. Os cursos terão duração de seis semanas, sendo as quatro primeiras na modalidade on-line e as duas últimas, presenciais, em São Paulo. Docentes do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP acompanharão e darão monitoramento a cada disciplina.

As quatro disciplinas oferecidas são: (1) Segurança Radiológica em Instalações Nucleares (TNA5787), com início em 5 de setembro e término em 16 de outubro; (2) Materiais Estruturais para Engenharia Nuclear (TNM5848), de 6 de setembro a 17 de outubro; (3) Métodos de laboratório para o estudo da corrosão e ensaios de corrosão associados a esforços mecânicos de metais e ligas (TNM5849), de 7 de setembro a 18 de outubro; e (4) Máquinas e equipamentos de Usina Nuclear com reatores VVER-1000 e VVER-1200 (TNR5780), de 8 de setembro a 19 de outubro.

As aulas dos cursos gratuitos serão parcialmente presenciais.

Para outras informações, clique aqui.