O Centro MariAntonia da USP promove, de 22 a 26 de agosto, a Semana Luiz Gama. A programação é uma realização conjunta com o Instituto Tebas, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Slam da Guilhermina, Cia Um Brasil de Teatro e Artes, Coletivo Um Brasil de Mulheres, Espaço Plínio Marcos, Movimento Negro Unificado (MNU) e Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Aprígio Gonzaga.

A semana inclui debates abertos ao público e uma caminhada, que ocorre tradicionalmente todos os anos desde a morte de Luiz Gama, em 1822. Naquele ano, o funeral, que aconteceu em 24 e 25 de agosto, contou com a participação de 10% da população paulistana. O cortejo fúnebre foi feito a pé, do Brás, onde ele morava, até o Cemitério da Consolação.

Em novembro de 2021, a Universidade de São Paulo outorgou o título de Doutor Honoris Causa póstumo a Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882).

Os debates tem o objetivo de destacar e discutir as várias dimensões deste intelectual, que aprendeu a ler tardiamente e ainda assim destacou-se como escritor, advogado e jornalista. Para o encerramento da Semana, está programada uma sessão de cinema. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação.