A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está oferecendo três bolsas de pós-doutorado para trabalhar no laboratório de Rodrigo Cogni no Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo no Brasil.

O pós-doutorando trabalhará em alguns dos seguintes projetos:

• Adaptação clinal em populações sul-americanas de D. melanogaster nos níveis fenotípico e genômico;
  • Adaptação climática em espécies de drosofilídeos neotropicais da Mata Atlântica e Cerrado;
  • A influência das bactérias intestinais e do endossimbionte Wolbachia nas adaptações climáticas;
  • As interações entre drosofilídeos neotropicais, Wolbachia e vírus.

Nos próximos anos, o grupo estará trabalhará em um projeto que tem cinco principais características inovadoras:

• o uso de tecnologias modernas de sequenciamento de nova geração integradas com estudos de laboratório e de campo em populações naturais;
  • o uso de amostras armazenadas há mais de 20 anos para entender as respostas de todo o genoma ao aquecimento global;
  • o projeto é o primeiro estudo a investigar a variação clinal em populações naturais de D. melanogaster na América do Sul em uma ampla faixa geográfica;
  • será feita a investigação da adaptação climática de forma altamente integrada, de genomas e transcriptomas a fenótipos, incluindo uma abordagem de mapeamento inovadora e a influência da microbiota intestinal e do simbionte Wolbachia;
  • será feito o uso de população natural de drosofilídeos neotropicais extremamente diversos e suas interações com Wolbachia e vírus para entender a adaptação climática e a evolução das interações ecológicas.

Os bolsistas terão a oportunidade de orientar a direção da pesquisa de acordo com seus interesses e colaborar em outros projetos no laboratório.

A bolsa inicial será de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois anos. Existe também a possibilidade de se candidatar a uma bolsa de pesquisa no exterior para passar um ano adicional no laboratório de um dos colaboradores internacionais do projeto ou em qualquer grupo de pesquisa no exterior. A FAPESP paga R$ 8.479,20/mês (sem impostos), custos de realocação e R$ 10.175/ano para treinamento, conferências e despesas de pesquisa.

A Fundação busca candidatos motivados que tenham um profundo interesse nesta área de pesquisa. A experiência anterior em algumas das abordagens que serão utilizadas no projeto é preferível, mas não obrigatória.

Os candidatos devem ter doutorado em biologia evolutiva, ecologia, genética ou áreas afins.

Para ser considerado, envie o seguinte material por e-mail para o Prof. Rodrigo Cogni (rcogni@usp.br):

• Carta de apresentação descrevendo seus interesses e adequação para a vaga
  • Curriculum vitae
  • Até três exemplos de trabalhos publicados
  • Nomes e informações de contato de duas referências

Prazo de inscrição: 15 de janeiro de 2023

Data de início: Idealmente no início de 2023, mas flexível

Para dúvidas sobre o processo de candidatura/indicação escrever para o Prof. Rodrigo Cogni (rcogni@usp.br).

A FAPESP apoia a diversidade e encoraja inscrições de mulheres e grupos sub-representados na ciência.