No próximo dia 15 de dezembro, às 9h, a professora Juliana Pacheco Duarte irá ministrar uma palestra sobre Aplicações da Inteligência Artificial no Projeto e Licenciamento de Reatores Nucleares na Poli. O evento será realizado no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP.

O uso da inteligência artificial (IA) tem se expandido exponencialmente em vários setores da economia global. Na área nuclear, nota-se um aumento crescente da utilização da IA para a análise de dados, desenvolvimento de modelos fenomenológicos, análise de incertezas, controle de reatores e na aplicação de dados dos digital twins (gêmeos digitais), entre outras aplicações.

Dessa forma, a Comissão Reguladora Nuclear norte-americana (USNRC) recentemente publicou o seu plano estratégico para o uso da IA com o objetivo de assegurar a capacidade reguladora no processo de tomada de decisão. Questões são abordadas para assegurar a explicabilidade, robustez, verificação & validação e incerteza dos modelos produzidos pela IA, além de questões éticas, segurança, análise de risco, etc. Ainda nesse ano, a Agência para a Energia Nuclear (OECD-NEA) começou a mobilizar a comunidade internacional com uma força tarefa do uso da IA em áreas relevantes ao setor nuclear. Essa palestra ministrada pela Prof. Duarte discutirá alguns modelos de IA, aplicações no setor da engenharia nuclear e implicações do uso da IA no licenciamento e segurança de reatores nucleares.

Conheça a trajetória da politécnica – Juliana Pacheco Duarte, Ph.D.é professora no Departamento de Engenharia Nuclear e Engenharia Física (NEEP) da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Graduada em Física e Engenharia Nuclear pela Unicamp e a UFRJ, respectivamente, obteve o seu mestrado em engenharia elétrica pela POLI-USP em 2013 e doutorado em NEEP pela Universidade de Wisconsin-Madison em 2018, onde atualmente lidera as pesquisas de análise de

segurança de reatores nucleares e de fusão nuclear. Profa Duarte é uma dentre os cinco únicos ganhadores em 2023 do prêmio Distinguished Early Career Program concedido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos para o estudo da transferência de calor pós-fluxo de calor crítico utilizando inteligência artificial.