Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento se mostra atenta aos questionamentos dos estudantes e esclarece dúvidas sobre os programas de permanência estudantil

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento está atenta aos questionamentos dos estudantes sobre os programas de permanência estudantil e acha fundamental esclarecer as questões apresentadas e considerá-las nos processos de aprimoramento das políticas de permanência e pertencimento da USP.

É fundamental trazer alguns números que nos auxiliam a dialogar com as atuais pautas estudantis.

Em 2023, inscreveram-se no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) 17.289 estudantes de graduação. Foram contemplados 13.460. Desses estudantes, 13.192 comprovaram renda per capita familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo paulista. Ou seja, 98% dos estudantes de graduação contemplados com o PAPFE possuem renda per capita familiar de até R$2.325,00.

289434074_112716784822072_3391337343023311708_n-675x450

Do total de inscritos da graduação (17289), 16.115 informaram ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo paulista. Se considerarmos apenas esse grupo, tivemos um percentual de atendimento da demanda de 82%. Importante frisar que a renda não é o único critério de vulnerabilidade considerado para a concessão do auxílio.

Caso a USP decidisse seguir as diretrizes federais que orientam a concessão de auxílios para estudantes cotistas nas universidades públicas federais, haveria sobra de auxílios. A regra federal define que estudantes que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo, ou seja, R$1320,00, são o potencial público beneficiado com os auxílios. Na USP, em 2023, tivemos dentre o total de inscritos no PAFE 12.191 estudantes de graduação que declararam renda igual ou inferior a um salário mínimo nacional. Se adotássemos esse critério haveria um excedente de 1.269 auxílios.

Retornando ao programa PAPFE vigente em 2023, vale lembrar que a USP atendeu aproximadamente 80% do total da demanda apresentada. Vale ainda lembrar que ao PAPFE (auxílio financeiro + alimentação gratuita) o estudante pode agregar uma bolsa acadêmica e/ou estágio remunerado. Esse percentual de apoio é maior do que de todas as outras instituições de ensino superior do Brasil. Os diversos programas atendem percentuais dos alunos de graduação da universidades que oscilam entre 4% a 15% do total de estudantes matriculados. Na USP estamos atendendo 25% do total de alunos matriculados e 80% do total de solicitantes.

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento reitera a importância do diálogo permanente com a comunidade USP. Além disso, estão atentos ao perfil de nossos estudantes e acompanham as discussões e programas de ações afirmativas de outras instituições, buscando sempre aprimorar nossas ações para propiciar condições para permanência estudantil, construção de pertencimento e realização de vida universitária em sentido pleno.

Confira as ações da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP no link https://prip.usp.br/