A doutoranda Katia Punhagui está desenvolvendo sua tese de doutorado na Escola Politécnica com o objetivo de avaliar a perspectiva para habitação em madeira no Brasil. Ela está sendo orientada pelo Professor Vanderley John, do Departamento de Construção Civil (PCC). A análise abarca questões relacionadas a problemas ambientais, como a quantidade de energia consumida e as emissões de CO2 para a manufatura de produtos de madeira, e também aspectos sociais, buscando entender como a população brasileira percebe e aceita a moradia em madeira.

Para o desenvolvimento da pesquisa relacionada ao aspecto social foram feitos questionários relacionando as expectivas da sociedade com o conhecimento e a imagem que já possuem da construção em madeira. Com o apoio do Poli Recicla esses questionários foram respondidos por funcionários da empresa de limpeza da Escola Politécnica, que constituem uma boa amostra da população brasileira, com diferentes níveis de conhecimento e opniões diversas sobre o assunto. A ánalise decorrente desse questionários formam um terço da pesquisa na área social.

A relevância de tal pesquisa está em descobrir e informar a demanda por habitação em madeira, e caracterizar a população que está disposta a adquiri-la. Com isso será possível identificar o mercado para este tipo de habitação e compatibilizá-lo com a oferta.