Obras desenvolvidas por Carolina Lixandrão, estudante de artes visuais na ECA-USP, buscam preservar a memória dos professores anatomistas e dá ênfase a partes do corpo que usualmente são ocultadas.

Na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, o Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero (MAH), do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP), inaugurará a exposição fotográfica “De

reg. ICB. Reinauguração do Museu de Anatomia Professor Alfonso Bovero. 2017/05/25 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Humani Corporis Fabrica”. Nela serão apresentadas imagens do extenso acervo do Museu, que conta com muitas peças preservadas há mais de 70 anos.

Realizado pela estudante de graduação em artes visuais na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), Carolina Lixandrão, a exposição faz referência a obra homônima, de Andreas Vesalius, uma série de livros com ilustrações anatômicas publicada em 1534. E tem o intuito de preservar a tradição da conservação e da representação de peças anatômicas, que vai do desenho e gravura à fotografia.

“O trabalho busca disseminar as diversas compreensões que, ao meu ver, o Museu traz. Trata-se  da compreensão científica, do estudo da medicina e da biologia; a compreensão da história, no trabalho com acervo e preservação da memória dos professores anatomistas como o professor Bovero; e a compreensão artística, que está presente na disposição das peças no museu e no registro que fazemos delas, de ideias e maneiras de representação da vida e do corpo humano”, afirma a artista.

A exposição foi desenvolvida no período em que Lixandrão trabalhou como monitora do Programa Unificado de Bolsas (PUB). Para realizá-la, a autora buscou ressaltar partes do corpo humano que costumam passar despercebidas, uma vez que o MAH conta com peças do corpo humano que vão desde órgãos, ossos e tecidos até um coração afetado pela Doença de Chagas ou uma série de fetos com anomalias raras.

“As peças do museu mostram o corpo humano de uma maneira que usualmente nos é oculta, olhá-las e registrá-las sempre é um exercício filosófico, de percepção da vida como algo para além de nós mesmos. Nas fotografias procurei trabalhar a composição e a impressão de maneira a levar essas imagens a um lugar que também é do desenho, de sombra, luz e texturas, sempre me inspirando nas gravuras e manuais históricos de anatomia”, detalha.

O MAH fica localizado no prédio ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 – Butantã, São Paulo). A exposição é gratuita e estará disponível até o dia 21 de dezembro. As visitações estarão abertas de terça a sexta-feira, das 13 às 16 horas.

A iniciativa foi viabilizada por meio do 8º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade.

Evento: Exposição fotográfica “De Humani Corporis Fabrica”

Local: Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 – Butantã, São Paulo)

Data e horário: de 16/10 a 21/12. Visitas das terças às sextas-feiras, das 13 às 16 horas.