FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Até 21 de abril, estão abertas as inscrições para o curso gratuito “À prova de fogo – Maria Antônia, história e teatro”, promovido pelo Centro Maria Antonia da USP. Com início em 2 de maio, as aulas serão ministradas pelo dramaturgo e diretor Aimar Labaki, consistindo em seis encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 18 às 21 horas.

 

O curso propõe a reflexão sobre as relações entre História, Memória e Teatro, a partir dos acontecimentos da Batalha da Maria Antônia, em 1968, analisando o texto À Prova de Fogo, de Consuelo de Castro, e suas encenações ao longo dos anos. 

 

Consuelo de Castro escreveu a peça, com base em sua experiência como aluna, militante e testemunha de 1968, que narra de forma poetizada a batalha da Maria Antônia e a depredação do prédio. Em 1969, José Celso Martinez Correa começou a ensaiá-la, mas a peça foi proibida. Tin Urbinatti assinou uma encenação clandestina, nos anos 1970, no CRUSP, e, em 1993, Aimar dirigiu a primeira montagem profissional, no próprio espaço do hoje Centro MariAntonia, logo após ser devolvido à USP.

 

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação. 

 

Confira a programação do curso:

 

2 de maio

  • 1968 – o incêndio

9 de maio

  • À Prova de Fogo, o rescaldo;

16 de maio

  • O teatro Oficina, os dramaturgos de 69, o teatro da interdição

23 de maio

  • A montagem no Crusp – o que é resistência?

30 de maio

  • A montagem de 1993. A República de 1988 e seus fantasmas

6 de junho

  • Teatro, História, Memória

Os interessados devem realizar as inscrições no sistema Apolo da USP. Há disponibilidade de 100 vagas. Saiba mais no site do Centro Maria Antonia.

 

Print Friendly, PDF & Email