Prêmio Melhores Universidades 2011 concedeu à Escola Politécnica

a melhor colocação entre as universidades públicas da área

Foi realizada ontem, 5 de outubro, na Sala São Paulo, a sétima edição do Prêmio Melhores Universidades 2011. A iniciativa do grupo Abril tem como objetivo fornecer informações aos ingressantes nas universidades, além de identificar e valorizar a qualidade das instituições de ensino superior.

A Universidade de São Paulo (USP) recebeu o prêmio de Universidade do Ano entre as escolas públicas, totalizando 116 cursos estrelados, 68 cursos com 5 estrelas, 43 cursos com 4 estrelas e 5 cursos com 3 estrelas. Na premiação As Melhores por Área de Conhecimento, a USP recebeu 1º lugar entre as instituições públicas nas categorias Administração e Negócios, Saúde, Comunicação e Informação e Engenharia e Produção, ficando entre as três finalistas em outras três categorias – Meio Ambiente e Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Exatas e Informática.

Entre os diferenciais da Escola Politécnica da USP, o Guia do Estudante aponta os 17 cursos de Graduação e o maior centro de pós-graduação na área de engenharia do país, além dos convênios com universidades estrangeiras e empresas privadas, este último que promove investimentos em pesquisas e laboratórios.

Os cursos premiados na área de engenharia da Escola Politécnica foram:

5 estrelas

Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações.

4 estrelas

Engenharia de Materiais

3 estrelas

Engenharia de Petróleo

Outros cursos de graduação na área de engenharia pertencentes a outras unidades da USP:

Escola de Engenharia de Lorena (EEL– USP) – 4 estrelas no curso de Engenharia de Materiais e 3 estrelas no curso de Engenharia Química.

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ – USP) – 5 estrelas no curso de Engenharia Florestal.

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA – USP) – 4 estrelas no curso de Engenharia de Alimentos

USP São Carlos – 5 estrelas nos cursos Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e 4 estrelas nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.

Sobre a premiação

Nesta edição o prêmio contou com duas categorias: “A Universidade do Ano – Escola Pública e Escola Privada” e “As Melhores por Área de Conhecimento”. A categoria Universidade do Ano aponta as instituições públicas e privadas que obtiveram melhor avaliação no ano. Já na categoria As Melhores por Área de Conhecimento, as instituições públicas e privadas são premiadas em oito diferentes áreas.

Para concorrer ao prêmio as universidades deveriam ter pelo menos 2 cursos considerados bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) ou excelentes (5 estrelas). Os resultados são obtidos através de uma pesquisa de opinião, a Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante, pesquisa realizada há 23 anos pela redação do Guia do Estudante e que entrevistou 3 mil professores nessa edição.