Karin Marins apresentou trabalho que reúne os resultados de sua tese de doutorado

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou na última semana os vencedores do Prêmio Jovem Cientista 2011. Entre os vencedores, a professora doutora Karin Regina de Casas Castro Marins, do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ficou com a segunda colocação na categoria graduado, que recebia apenas inscrições de pesquisadores já formados.

O trabalho apresentado pela prof. Dr. Karin Marins ao Prêmio Jovem Cientista de 2011, de título “Ferramenta computacional para planejamento de cidades limpas e energeticamente eficientes”, reuniu os resultados de sua tese de doutorado, concluída em 2010 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. A tese propôs o desenvolvimento de uma metodologia para planejamento energético, urbano e ambiental de áreas urbanas. Essa metodologia foi sistematizada em planilhas eletrônicas e aplicada num estudo de caso, na área da operação urbana Água Branca, em São Paulo.

“A metodologia permitiu provar que, por meio da integração de diversos elementos, como quadras, edifícios, transporte, sistema viário, entre outros, é possível obter melhores resultados principalmente em termos de economia de energia e redução de poluentes. Você consome menos energia e gera menos poluentes se desde o começo integrar todos esses elementos de uma única vez ao iniciar um projeto urbano”, comentou Karin Marins.

Com a otimização de recursos e espaço, gerando menos poluentes e utilizando recursos de computador, o trabalho “Ferramenta computacional para planejamento de cidades limpas e energeticamente eficientes” se enquadrou no tema do prêmio Jovem Cientista de 2011, “Cidades Sustentáveis”.

A Professora doutora Karin Regina de Casas Castro Marins começou a atuar no Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) a partir de 2011, na área de Planejamento e Engenharia Urbanos.

Sobre o prêmio

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no país. Com o tema “Cidades Sustentáveis”, a XXV edição do Prêmio, que trata do tema “Cidades Sustentáveis”, é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.

Os vencedores receberão o prêmio das mãos da presidente Dilma Rousseff, em cerimônia que será realizada no dia 6 de dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Outras informações no site www.jovemcientista.cnpq.br.