Professor da Poli-USP apresenta conclusões de primeiro ano de projeto de ensino por competências da Engenharia Elétrica
Gustavo Rehder apresentou segunda etapa de 1º Ciclo de Seminários da Graduação no dia 13 de dezembro de 2024
- Lara Cáfaro
- 18/12/2024
Na sexta-feira, 13 de dezembro, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou mais um evento do Ciclo de Seminários promovido pela Comissão de Graduação, com o objetivo de divulgar e debater as iniciativas voltadas à adequação do currículo dos cursos de graduação da Poli às Diretrizes Curriculares Nacionais para engenharia.
Neste ano letivo de 2024, duas propostas estão em andamento: projetos-piloto nos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica. Durante o evento, o professor Gustavo Rehder, do Departamento de Sistemas Eletrônicos da Poli, apresentou o projeto desenvolvido ao longo do ano letivo no curso de engenharia elétrica.
A abertura do evento foi conduzida por Fernando Kurokawa, presidente da Comissão de Graduação da Poli, que ressaltou a relevância da iniciativa. Ele explicou que a nova estrutura curricular está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aprovadas em 2019, que priorizam o ensino por competências, entre outros aspectos. Segundo Kurokawa, essa abordagem não significa negligenciar os conteúdos, mas sim reformular a maneira como as disciplinas são ministradas e organizadas, com o objetivo de criar uma estrutura inovadora. “Para ensinar por competências, é essencial dominar os conteúdos”, destacou, esclarecendo possíveis equívocos sobre o processo.
As propostas em desenvolvimento atendem às DCNs dos cursos de Engenharia, que enfatizam o desenvolvimento de competências. Para isso, adotam novas metodologias de ensino que promovem melhorias no aprendizado dos estudantes.
O professor Gustavo Rehder explicou que a racionalização das disciplinas, um dos pilares das novas diretrizes, não implica na redução dos conteúdos teóricos, mas sim em uma maior integração entre teoria e prática. Essa abordagem busca apresentar o conhecimento de forma que os alunos desenvolvam competências específicas e conectem os fundamentos acadêmicos à sua aplicação prática.
Na sequência, Rehder apresentou o projeto-piloto do curso de Engenharia Elétrica, detalhando desde a concepção da proposta até os desafios enfrentados, as parcerias estabelecidas e o engajamento dos estudantes. Durante o evento, alguns dos alunos participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e impressões sobre o projeto.
Confira a galeria de fotos do evento.