FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Alunos da rede pública de nível médio e técnico vão expor seus projetos no II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo(USP) irá realizar nesta sexta-feira, dia 20 de Abril, o II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, na Escola Politécnica. O evento irá reunir 430 alunos que participaram do Programa em 2011 e 2012, professores das redes de ensino que atuaram como supervisores, docentes da USP que atuaram como orientadores e demais profissionais das redes de ensino envolvidas, além de autoridades da Secretaria de Estado da Educação e do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e representantes das instituições que patrocinam o Programa com bolsas e apoio financeiro, como CNPq, Banco Santander e Monsanto.

Conheça o programa

O programa de Pré Iniciação Científica da Universidade de São Paulo oferece aos alunos de escolas públicas uma oportunidade de complemento da formação pessoal e aprimoramento de conhecimentos. Segundo a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, professora Belmira Oliveira Bueno, trata-se de uma experiência inédita de maior aproximação entre a Universidade e as escolas de ensino médio e técnico de redes públicas, que tem por objetivo despertar e incentivar o interesse dos alunos pela atividade de pesquisa científica nos diferentes campos do saber e, também, auxiliá-los na definição das áreas de interesse profissional. “Espera-se que a participação em projetos de pesquisa permita aos alunos complementar a formação pessoal, contribuindo na definição da área interesse profissional. Além disso, possibilitar a aprendizagem de técnicas e métodos necessários ao trabalho em equipe e o desenvolvimento do espírito crítico no trato com diferentes metodologias adotadas em pesquisa científica”, complementa.

Como destaca o professor José Roberto Castilho Piqueira, vice-diretor da Escola Politécnica da USP, o programa é um mecanismo de transformação da sociedade. Os projetos têm obtido bons resultados, apesar das dificuldades enfrentadas por alunos, como a falta de renda, dificuldades de aprendizado e até mesmo problemas com deslocamento, que causam desistências. O professor da Escola Estadual Santo Dias da Silva, Luiz Tadeu Juvenal, supervisor de um projeto, relata que para os seus alunos, a maior conquista ao participar do projeto é o acesso à universidade. “Ao conhecer a USP, os alunos ganham confiança, responsabilidade e disciplina, passam a se interessar e aprendem a estudar. Eles reconhecem que essa oportunidade não tem preço”, complementa Luiz Tadeu.

Alunos orientados pelo professor Diolino José dos Santos Filho, da Escola Politécnica, na última edição do programa, ressaltaram que a participação no projeto modificou suas perspectivas sobre estudos e carreira profissional. Oriundos da Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira, de Diadema, os estudantes ressaltaram que “aprenderam a aprender”. Willian Apolinário de Paula comentou que durante o programa houve uma grande mudança na sua postura e na de seus colegas. “Quando começamos a participar das primeiras atividades, todos do grupo perceberam o quanto estudar poderia ser interessante. O que mudou muito foi o nosso caráter e mentalidade. Participar do programa já teria valido a pena, mesmo se não tivéssemos recebido bolsa, não só pelo que aprendemos, mas pelo modo como fomos bem recebidos e tivemos todo o apoio dos professores”, elogia.

 

Serviço

II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP

Data: 20 de abril de 2012

Horário: 9h30

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica da USP

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380, Prédio Eng. Mário Covas Júnior (Prédio da

Administração), Cidade Universitária, São Paulo, SP

Print Friendly, PDF & Email