Alunos da rede pública de nível médio e técnico vão expor seus projetos no II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo(USP) irá realizar nesta sexta-feira, dia 20 de Abril, o II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, na Escola Politécnica. O evento irá reunir 430 alunos que participaram do Programa em 2011 e 2012, professores das redes de ensino que atuaram como supervisores, docentes da USP que atuaram como orientadores e demais profissionais das redes de ensino envolvidas, além de autoridades da Secretaria de Estado da Educação e do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e representantes das instituições que patrocinam o Programa com bolsas e apoio financeiro, como CNPq, Banco Santander e Monsanto.

Conheça o programa

O programa de Pré Iniciação Científica da Universidade de São Paulo oferece aos alunos de escolas públicas uma oportunidade de complemento da formação pessoal e aprimoramento de conhecimentos. Segundo a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, professora Belmira Oliveira Bueno, trata-se de uma experiência inédita de maior aproximação entre a Universidade e as escolas de ensino médio e técnico de redes públicas, que tem por objetivo despertar e incentivar o interesse dos alunos pela atividade de pesquisa científica nos diferentes campos do saber e, também, auxiliá-los na definição das áreas de interesse profissional. “Espera-se que a participação em projetos de pesquisa permita aos alunos complementar a formação pessoal, contribuindo na definição da área interesse profissional. Além disso, possibilitar a aprendizagem de técnicas e métodos necessários ao trabalho em equipe e o desenvolvimento do espírito crítico no trato com diferentes metodologias adotadas em pesquisa científica”, complementa.

Como destaca o professor José Roberto Castilho Piqueira, vice-diretor da Escola Politécnica da USP, o programa é um mecanismo de transformação da sociedade. Os projetos têm obtido bons resultados, apesar das dificuldades enfrentadas por alunos, como a falta de renda, dificuldades de aprendizado e até mesmo problemas com deslocamento, que causam desistências. O professor da Escola Estadual Santo Dias da Silva, Luiz Tadeu Juvenal, supervisor de um projeto, relata que para os seus alunos, a maior conquista ao participar do projeto é o acesso à universidade. “Ao conhecer a USP, os alunos ganham confiança, responsabilidade e disciplina, passam a se interessar e aprendem a estudar. Eles reconhecem que essa oportunidade não tem preço”, complementa Luiz Tadeu.

Alunos orientados pelo professor Diolino José dos Santos Filho, da Escola Politécnica, na última edição do programa, ressaltaram que a participação no projeto modificou suas perspectivas sobre estudos e carreira profissional. Oriundos da Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira, de Diadema, os estudantes ressaltaram que “aprenderam a aprender”. Willian Apolinário de Paula comentou que durante o programa houve uma grande mudança na sua postura e na de seus colegas. “Quando começamos a participar das primeiras atividades, todos do grupo perceberam o quanto estudar poderia ser interessante. O que mudou muito foi o nosso caráter e mentalidade. Participar do programa já teria valido a pena, mesmo se não tivéssemos recebido bolsa, não só pelo que aprendemos, mas pelo modo como fomos bem recebidos e tivemos todo o apoio dos professores”, elogia.

II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP

Data: 20 de abril de 2012

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica da USP

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380, Prédio Eng. Mário Covas Júnior (Prédio da