Laboratórios da Poli-USP abrem as portas para o público

No sábado, dia 24 de agosto, interessados em tecnologia poderão visitar laboratórios da escola de engenharia

A Escola Politécnica (Poli) da USP completa 126 anos de existência no próximo dia 24 de agosto e, para celebrar a data, realizará um dia com diversas atividades. Entre elas, a 2ª edição do Encontro Gerações terá a visita aos laboratórios de alta tecnologia: Tanque de Provas Numérico, Caverna Digital, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI), Inovalab e sala Ocean. Para participar, basta se inscrever no link.

O professor Eduardo Aoun Tannuri, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli, que atua no Tanque de Provas Numérico, explica que o TPN é uma referência mundial na área de simulação e testes de navios e plataformas oceânicas. Veja abaixo o que pode ser visto no TPN:

“O visitante poderá embarcar em um navio tanque de grandes dimensões operando em mar agitado, num simulador de realidade virtual que contém todos os equipamentos de um navio real e um complexo sistema de visualização que permite a total imersão. Além disso, em outro simulador, poderá navegar nas águas da Baía da Guanabara ou do Porto de Santos, que são representados de forma exata, utilizado pela Marinha do Brasil, comandantes e práticos para testar a segurança das operações nestes portos. O visitante poderá conhecer o Tanque de Ondas, de 14mx14mx4m, que possui 143 geradores independentes de ondas que permitem, em escala reduzida, criar cenários de ondas de qualquer localidade do oceano e submeter modelos em escala reduzida a condições extremas de mar. O tanque possui tecnologia de ponta no sistema de geração e absorção de ondas, podendo até desenhar figuras na água!”

Visita aos laboratórios – 2º Encontro Gerações Poli
Data e horário: 24 de agosto de 2019, das 10h às 12h30.
Local: Ponto de encontro será o Prédio do Biênio. Av. Prof. Luciano Gualberto, 530 – Butantã, São Paulo – SP.
As inscrições podem ser realizadas neste site.