Por Tainah Ramos

O HackaTruck Maker Space, presente nas dependências da Escola Politécnica (Poli) da USP entre os meses de agosto e setembro, é um laboratório que oferece para estudantes de toda a USP cursos de programação em diversas áreas, como Internet das Coisas e serviços de armazenamento de dados “na nuvem”. O processo seletivo foi feito por meio de um curso à distância, que contou com a participação de 750 alunos, dos quais 56 foram selecionados para realizar da etapa presencial.

Um traço marcante do curso é a diversidade de público, como alunos de graduação para além das áreas de exatas. Além do conhecimento difundido pelo curso, os projetos desenvolvidos, voltados para a criação de aplicativos com fins de resolução de problemas, podem receber fomentos para serem utilizados e aplicados no mercado. Desse modo, o projeto do HackaTruck tem o objetivo de incentivar a inovação e o empreendedorismo na Universidade.

A iniciativa de trazer o laboratório à USP foi coordenada pela Comissão de Estágio do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, pela Agencia USP de Inovação (AUSPIN) e pela IBM.