Engenheiro Cartógrafo discutirá diversos temas pertinentes à engenharia de transportes

A Escola Politécnica receberá, na próxima segunda-feira, 10 de setembro, às 11h, na sala S21 do prédio de Engenharia Civil, o engenheiro cartógrafo Engenheiro Cartógrafo Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega, para realizar a palestra Streamlining Environmental Planning Processes: a testbed investigation of I-269 in Memphis-TN.

A palestra, voltada à Pós Graduação em Engenharia de Transportes, deverá tratar de assuntos específicos de engenharia, abrangendo também temas de conhecimento geral, como planejamento de corredores de transporte, os processos e variáveis ambientais envolvidos, conflito de interesses; processo tradicional de planejamento, geoprocessamento e sistema de decisão multicriterial, além de obras como Rodoanel, Ferroanel, Ferronorte, Transnordestina, entre outras.

Segundo o professor José Alberto Quintanilha, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli/USP, a palestra abordará aplicação, idéias e ferramentas simples em GIS (sistemas de informações geográficas), bem como em Decisão Multi-criterial, na área de transporte (corredores do tipo Ferroanel, Rodoanel, etc.). Fará um comparativo com os métodos tradicionais empregados pelos departamentos de transito americanos (USDOT) e também nos projetos em vigência no Brasil, e como as ferramentas de geoprocessamento pode auxiliar na modernização do processo.

Serviço

Palestra: Streamlining Environmental Planning Processes: a testbed investigation of I-269 in Memphis-TN.

Público-alvo: professores e estudantes de engenharia, geografia e áreas afins.

Data: 10/09/2012 (Segunda-feira)

Horário: 11:00 horas

Tempo de duração: aproximadamente 60 minutos.

Local: Prédio de Engenharia Civil, sala S21.

Currículo do palestrante: RODRIGO AFFONSO DE ALBUQUERQUE NOBREGA é Engenheiro Cartógrafo – UNESP (1996), Mestre em Engenharia de Transportes com foco em aplicações espaciais pela Escola Politécnica da USP (2002) e Doutor em Engenharia de Transportes com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG pela Escola Politécnica da USP e Mississippi State University (2007). Possui 15 anos de experiência em setor privado e acadêmico em geoprocessamento. No setor privado Rodrigo atuou como engenheiro de projetos / coordenador operacional em linha de produção e projetos de mapeamento. Atualmente atua como Professor Pesquisador no Geosystems Research Institute da Mississippi State University desde 08/2010, após ter atuado como pesquisador em Pós-Doutorado desde 04/2008 na mesma instituição.

No GRI/MSU, Rodrigo vem desenvolvendo e compilando modelos de decisão por múltiplos critérios em sistemas de informação geográfica em projetos vinculados ao U.S Department of Transportation e U.S. Department of Homeland Security. Rodrigo é revisor ativo dos periódicos Transportation Research Board Journal, International Journal of Geographic Information Sciences, American Society for Photogrammetry and Remote Sensing, Coloquium Brasileiro de Sciencias Geodésicas, Springer Berlin Heigelberg Ed. e membro do Comitê de Análise Ambiental em Transportes (ADC10) do TRB.