Durante o evento, o presidente do IPT, Fernando Landgraf, realizará palestra sobre a história da siderurgia no país

A Escola Politécnica da USP e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) realizarão, no dia 12 de novembro de 2012, às 14h, uma cerimônia de doação de obras raras sobre a história da siderurgia. Ao todo serão doados oito volumes sobre tecnologia siderúrgica, impressos na Suécia por volta de 1800, para a Biblioteca de Livros Raros da Escola Politécnica da USP. Além da doação, o evento contará com uma palestra do presidente do IPT, Fernando Landgraf, que falará sobre as relações entre a “Biblioteca Perdida de Ipanema” e a Memória escrita por José Bonifácio de Andrade e Silva, documento que pode ser considerado a certidão de nascimento da tecnologia siderúrgica moderna no Brasil.

O objetivo do evento é chamar a atenção para um momento importante da história do país. Esses títulos foram trazidos para o Brasil em 1810 pelo empresário Carl Gustav Hedberg, dentro do maior projeto industrial do governo de D. João VI – a implantação da siderurgia “em grande”. A Fábrica de Ferro de Ipanema era o empreendimento mais sofisticado do projeto, a ponto de exigir que o empresário sueco trouxesse os melhores livros sobre siderurgia da época.