Certificado será entregue no próximo dia 22 de novembro,

em evento que inclui um seminário sobre o papel dos catadores na logística reversa

São Paulo, 21 de novembro de 2012 – O LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), da Escola Politécnica (POLI), da Universidade de São Paulo (USP) realiza, no próximo dia 22 de novembro, a formatura de 180 catadores de lixo que participaram do projeto ECO-ELETRO, realizado em parceria com o Instituto GEA, o Centro de Descarte e Reuso de Residuos de Informatica (CEDIR)  e a STI (Superintendia de Tecnologia da Informacao) da USP, com patrocínio da Petrobras.

Nos últimos 18 meses, os catadores foram capacitados para a realização da coleta segura e do processamento adequado dos resíduos de equipamentos eletrônicos, com o intuito de evitar a contaminação dos indivíduos e também do meio ambiente e promover o aumento de renda das cooperativas capacitadas. Participaram do projeto pessoas que trabalham em cooperativas, realizando a coleta de resíduos de informática nas regiões de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, além de outros participantes oriundos de outros estados brasileiros.

Durante o evento, os melhores alunos do curso e as cooperativas que se destacaram no desenvolvimento do projeto ECO-ELETRO serão premiados.

Será realizado também um seminário sobre o papel dos catadores na logística reversa. Para debater o tema estarão presentes a Profa. Maria Cecília Loschiavo, coordenadora do Centro Multidisciplinar de  Estudos em Resíduos Sólidos (CeRSOL), da USP e o coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Roberto Laureano. Também foram convidados para participar do seminário o secretário do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, Eduardo Jorge e a secretária de Meio Ambiente de Suzano, Michele de Sá Vieira.

Os participantes do evento poderão ainda conferir a exposição de fotos feitas por Roberto Lajolo, que acompanhou a rotina dos catadores do projeto ECO-ELETRO e a realidade de suas cooperativas.

Data: 22/11

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi – USP

Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 – 380 – Edifício Mario Covas (prédio da administração da POLI)