Chamada seleciona propostas que possam ser desenvolvidas conjuntamente entre a comunidade USP e a empresa; prazo é até 21/9

A Cátedra Construindo o Amanhã, mantida pela siderúrgica ArcelorMittal, pretende identificar ideias inovadoras que possam ser desenvolvidas conjuntamente entre a comunidade USP e a empresa.

As ideias submetidas serão analisadas pela equipe da Cátedra, do Centro de Inovação em Construção Sustentável e da ArcelorMittal. Os autores das propostas consideradas promissoras serão convidados a discutir possibilidades de colaboração com a empresa.

Qualquer membro da comunidade USP pode se candidatar. É possível incluir outros autores – inclusive de outras instituições – desde que pelo menos um autor seja ligado à Universidade.

As ideias serão desenvolvidas ou divulgadas somente caso haja acordo no modelo conjunto de trabalho. Ideias não desenvolvidas permanecem em sigilo.

O prazo final para o envio do projeto é dia 21 de setembro. As inscrições devem ser realizadas on-line pelo formulário.

Áreas de interesse
A chamada está aberta a receber ideias e projetos de qualquer tema, porém os temas abaixo são de interesse estratégico da empresa:

• Produtividade na Construção Civil
  • Sistemas construtivos inovadores
  • Indústria 4.0
  • BIM (Building Information Modelling)
  • Novos produtos e aços para Construção Civil
  • Sustentabilidade do aço
  • Grafeno na Construção Civil
  • Digitalização e Impressão 3D na Construção
  • Corrosão de armaduras

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail catedra.arcelormittal@gmail.com

Parceria USP e ArcelorMittal
No início do ano, a USP assinou um convênio com a empresa de aço que prevê a doação de recursos para a construção da nova sede do Centro de Inovação em Construção Civil (CICS), o CICS Living Lab, liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli). Por meio do acordo também foi criada a Cátedra ArcelorMittal Construindo o Amanhã.

A cátedra deverá colaborar para a formação de recursos humanos, incentivar a pesquisa e identificar oportunidades de inovação para atuação conjunta da USP e ArcelorMittal, sempre buscando a sustentabilidade social, ambiental e econômica na cadeia da construção em geral e do aço em particular.